Publicidade
Notícias | Região Tempo

Este mês chove mais e temperatura vai oscilar

Já nesta semana tem frente fria chegando com chuva, mas ao longo de maio termômetros atingem os 30 graus centígrados

Publicado em: 03.05.2021 às 03:00

Maio tem calor e frio, uma alternância que é típica do outono Foto: Inézio Machado/GES
Mais chuva e um progressivo aumento do frio, já em direção ao inverno. Essa é a perspectiva do tempo para este mês de maio, conforme a Metsul Meteorologia.

"Quanto à temperatura, maio é um mês de transição para o inverno. A primeira metade do mês tem características mais outonais, mas na segunda quinzena já começam a se estabelecer características climáticas da estação fria", diz nota da Metsul.

A previsão não é de frio contínuo, embora não estejam descartadas algumas madrugadas geladas. Mas também haverá momentos de calor, com máximas que podem até passar dos 30oC em alguns dias.

Próximos dias

Agora, entretanto, a previsão é de um friozinho. "Na terça, começa a ingressar no território gaúcho uma nova massa de ar frio que trará mínimas baixas com geada em diferentes regiões na segunda metade da semana", informa comunicado do serviço de meteorologia.

E a Metsul também alerta: "Massa de ar polar vai derrubar a temperatura na metade da semana. Marcas negativas e geada que se fizeram presentes pela primeira vez no ano na última semana em vários municípios vão se repetir com esta nova incursão de ar frio e seco no Sul do Brasil."

"O ar mais frio começa a ingressar pela fronteira com o Uruguai no final da terça e deverá alcançar todo o RS entre a quarta e o começo da quinta", diz a nota.

"A combinação da chuva com o ar mais frio deve trazer máximas baixas e uma tarde fria em diversos locais na quarta. Será a primeira vez em 2021 que muitas cidades terão um dia com cara mais de inverno", conclui a Metsul.

Abril bate recordes

"O Rio Grande do Sul acaba de ter um dos meses de abril mais secos das últimas décadas. Em muitas cidades gaúchas, não chovia tão pouco em abril desde as décadas de 80 e 90", detalha nota da meteorologia.

Entre amanhã e quarta, a Metsul prevê chuva no Estado, com volumes mais altos no centro, no oeste e no sul. Na segunda metade de maio a expectativa é de chuva mais forte no norte do RS.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.