Apontado pela Polícia como um dos principais ladrões de veículos da região metropolitana, um morador de Parobé de 31 anos foi preso em casa, no bairro Alexandria, na manhã desta sexta-feira (7). Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no São Jorge, em Novo Hamburgo.
O criminoso foi acordado às 6h30 com dois mandados de prisão preventiva. "Estava com a família. Reagiu com tranquilidade à presença dos policiais", declara o delegado de Igrejinha, Ivanir Caliari. Tanto em Parobé quanto em Novo Hamburgo, segundo ele, foram apreendidos materiais essenciais para a elucidação de crimes, como roupas usadas em furtos flagrados por câmeras de vigilância.
Os policiais descobriram que o ladrão usava pelo menos dois perfis falsos nas redes sociais, com nomes e fotos de outras pessoas. Também anunciava em páginas de "briques", entre elas uma da cidade Ibirubá, no noroeste do Estado. As especialidades eram motos e carros de menor valor. Em Igrejinha, as investigações começaram por meio de vítima que comprou moto furtada e, em Taquara, em razão de onda de furtos.
Depois dos furtos, quando conseguia contato das vítimas, GJDS ligava e pedia dinheiro para não destruir ou desmanchar os veículos. Ele também conseguiu vender. "Temos uma vítima aqui em Igrejinha. Entregou uma moto, pegou o dinheiro e prometeu fazer a transferência. Quando a vítima percebeu que era furtada, o acusado não atendeu mais às ligações", conta Caliari. Pelo que foi apurado até o momento, o homem será indiciado pelos crimes de furto, extorsão e estelionato.