Publicidade
Notícias | Região

Feira de Santa Maria do Herval expõe memorial de arquitetura germânica neste sábado

A tradicional Feira do Produtor da cidade apresentará a exposição de dezenas de réplicas de prédios históricos de toda a região

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 14.05.2021 às 03:00 Última atualização: 14.05.2021 às 15:25

Salão Vier, atual Museu de Santa Maria do Herval Foto: Divulgação
Amanhã, a Feira do Produtor de Santa Maria do Herval oferecerá um atrativo especial aos visitantes. Trata-se da Exposição Arquitetônica e Cultural do Memorial da Arquitetura Germânica, um acervo de dezenas de réplicas de prédios históricos de toda a região da Rota Romântica e do Vale Germânico.

O autor das réplicas é o artista Iteno Gressler da Silva, natural de Boa Vista do Herval, que iniciou os trabalhos em 1996 e, desde então, pesquisa a história da arquitetura germânica e reconstrói o que se perdeu. "Minha motivação foi a perda da casa da minha avó, local onde passei parte da infância. Tenho uma paixão pelo tipo de construção enxaimel. Quase todas as edificações já não existem e aí comecei a pesquisar por imagens e histórias dessas construções. Assim, surgiu o Memorial da Arquitetura Germânica", destaca Iteno. O objetivo, segundo ele, é fazer com que as próximas gerações valorizem mais o trabalho dos antepassados.

Entre as réplicas presentes no projeto estão edificações de São Leopoldo, Ivoti, Sapiranga, Campo Bom, Estância Velha, Morro Reuter e Gramado. Normalmente, o acervo fica exposto no Museu Municipal Professor Laurindo Vier e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12h e das 13h30 às 16h30.

A exposição estará aberta durante o horário da Feira do Produtor, das 7h30 as 13 horas no Pavilhão da Feira, localizado na Rua Benno Closs, 88, no Centro da cidade.

Casarão Friedrich, de Novo Hamburgo Foto: Fotos: Divulgação
Moinho Collet, de Dois Irmãos Foto: Divulgação

Igreja São Miguel, de Dois Irmãos Foto: Divulgação
*Reportagem publicada originalmente no caderno Estação Plátanos, que é encartado às sextas-feiras no jornal NH. O caderno destaca notícias das cidades de Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e São José do Hortêncio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.