Publicidade
Notícias | Região Especial 57 anos de Igrejinha

Com a proposta de atrair empresas, Distrito Industrial de Igrejinha recebe obras

Igrejinha traça estratégias para o desenvolvimento econômico com atração de empresas e qualificação

Por Joceline Silveira
Publicado em: 01.06.2021 às 06:00

Prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, fez vistoria no local previsto para inaugurar este ano Foto: Divulgação/PMI
Uma nova estratégia de contato com empresas que cogitam se instalar em Igrejinha está sendo adotada pela Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico. A proposta é atrair novos empreendimentos e estimular as indústrias de cadeias produtivas já instaladas na cidade, com a qualificação de mão de obra local.

Como parte do plano de geração de emprego e renda, em outubro de 2020, iniciou-se a implantação do novo Distrito Industrial. O complexo fica às margens da RS-115, próximo ao quilômetro 13. Com uma área total de 229.899,49 metros quadrados, o terreno será dividido em seis lotes e acolherá empresas de diferentes segmentos. "A área já pertencia ao município, portanto, não houve investimento na compra do terreno. A administração municipal levou em conta também a facilidade de acesso, por ser uma área na rodovia estadual", afirma o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Joel Wilhelm.

Atualmente, a área está recebendo intervenções de infraestrutura básica, como a abertura de ruas e terraplanagem. A expectativa do responsável pela pasta é que as obras sejam concluídas até o final do ano. "A primeira empresa aprovada para se instalar no Distrito já protocolou o projeto da construção de um pavilhão de 5 mil metros quadrados. Nossa estimativa é que o prédio e as obras da infraestrutura sejam inaugurados juntos, até o mês de dezembro", revela Wilhelm.

A primeira empresa que irá se instalar no Distrito é a Ambiente Verde de Taquara. A projeção inicial é que sejam criadas 300 vagas de emprego diretos.

Profissionalização como incentivo

A estratégia também busca auxiliar as empresas já em operação. Através do Programa Formar Igrejinha, desenvolvido desde 2017, o município disponibiliza gratuitamente cursos de profissionalizantes, de acordo com a demanda das empresas. "Um dos compromissos que assumimos é alavancar o número de empreendimentos instalados na cidade. Mas, para isso, temos que nos preocupar com o oferecimento de mão de obra qualificada para os diferentes setores, por isso ouvimos os empresários sobre suas necessidades", explica Wilhelm. O secretário destaca que os cursos devem ser considerados uma oportunidade para quem está buscando primeiro emprego, recolocação ou até mesmo para aqueles que querem se arriscar em uma nova profissão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.