Publicidade
Notícias | Região Meu Lugar

Profissionais fazema diferença no NAEE em Sapiranga

Qualificação é a marca do atendimento especializado a alunos

Publicado em: 10.06.2021 às 03:00 Última atualização: 10.06.2021 às 09:36

NAEE comemora cinco anos de casa nova, com qualificação dos atendimentos aos alunos Foto: Prefeitura de Sapiranga/Divulgação
O Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando (NAEE) de Sapiranga se destaca na região graças a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe, coordenada pela supervisora pedagógica Carla Steffen.

O NAEE é voltado para alunos matriculados na rede municipal que apresentam limitações ou dificuldades de desenvolvimento cognitivo, como distúrbios, transtornos de leitura, escrita, deficiências e síndromes, assim como altas habilidades e superdotação.

Alunos menores de três anos são atendidos pelo projeto de Estimulação Precoce (EP), em parceria com a Apae. "Já recebemos diversas visitas de representantes de outros municípios, buscando ideias e sugestões de como organizar um Núcleo como o nosso", conta Carla.

Profissionais do NAEE realizam atendimentos semanais Foto: Prefeitura de Sapiranga/Divulgação

Atendimentos

Vinculado à Secretaria de Educação, atualmente o NAEE conta com seis terapeutas atendendo em torno de 77 crianças semanalmente. Neste período de retorno às salas de aula, uma nova demanda pelos atendimentos está começando a chegar. Para atender os alunos, há uma equipe formada por psicomotricista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagoga, que desempenham função terapêutica clínica.

Atendimentos semanais

 Os profissionais do NAEE realizam atendimentos semanais com duração de 50 minutos. O trabalho é realizado de maneira individual ou em grupos, de acordo com a demanda e a necessidade de cada caso. O tempo de permanência inicial do aluno no serviço é de seis meses. Depois desse período a criança passa por uma reavaliação. "É muito raro a necessidade de prolongar o atendimento. Mas, podemos estender por mais seis meses, caso necessário", esclarece Carla.

Encaminhamento

Para que um aluno seja encaminhado ao NAEE a primeira etapa é a análise do caso, através de uma conversa entre a coordenação do Núcleo e a escola. Esses encontros acontecem semanalmente e os casos são tratados de maneira individual.

O segundo passo é a construção do encaminhamento do aluno, entre coordenação e o professor titular. Com o encaminhamento preenchido é realizado o contato com a família para que autorize o atendimento no NAEE. O encaminhamento deve então ser entregue pelos pais ou responsáveis diretamente na sede do Núcleo. "Os pais são soberanos na decisão sobre o atendimento. Sempre respeitamos a família", sublinha a coordenadora.

Há cinco anos na sede nova

NAEE comemora 5 anos de casa nova. Desde 13 de junho de 2016 o Núcleo possui local adequado para as atividades. Antes disso, os atendimentos ocorriam no prédio da Secretaria de Educação. "Nossa sede foi uma grande conquista para a equipe clínica da Smed", comemora Carla Steffen.

Sistema inovador e atendimentos online

 A Secretaria Municipal de Educação (Smed), recentemente, adquiriu um sistema inovador para integrar as informações dos alunos da rede municipal, o EducaWeb. “Vamos construir uma aba clínica dentro do sistema, o que facilitará o acesso aos prontuários e documentos utilizados nos atendimentos. Tudo com acesso liberado apenas aos médicos”, explica a coordenadora.

Em função da pandemia, o Núcleo também teve que adaptar seus atendimentos para que o trabalho continuasse. Atualmente, todas as salas possuem computadores com equipamentos multimídia e rede Wi-Fi disponível para que os terapeutas possam realizar teleatendimentos caso as famílias optem por essa modalidade.

NAEE conta com transporte gratuito ao aluno

Sempre que necessário, a Smed disponibiliza transporte com monitora para buscar o aluno na escola de origem, o levar para o atendimento no NAEE e de volta para a escola ao final do atendimento. O serviço é oferecido sem custo para a família do educando. 

Parcerias importantes

 O NAEE atua em parceria com a rede municipal e em contato direto com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, e unidades de atendimentos CAPS, CRAS, CREAS, USE e Conselho Tutelar.

5 ANOS DE SEDE NOVA

NAEE comemora 5 anos de casa nova Foto: Prefeitura de Sapiranga/Divulgação
NAEE comemora 5 anos de casa nova. Desde 13 de junho de 2016 o Núcleo possui uma sede, um local adequado para a realização das atividades de cada profissional. Antes disso, os atendimentos ocorriam dentro do prédio da Secretaria de Educação. “A nossa sede foi uma grande conquista e um avanço para a equipe clínica da Smed, pois aqui podemos reunir todos os terapeutas em um mesmo espaço para os atendimentos. Cada profissional com sua sala”, comemora Carla Steffen.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.