Publicidade
Notícias | Região Imunizantes

Os cálculos de como deve ser zerada a fila da CoronaVac

Prefeitura de Novo Hamburgo anuncia recebimento de 7,5 mil doses e drive-thrus sábado. Estado diz que remessa que chega nesta sexta (18) equivale a segundas doses atrasadas

Publicado em: 18.06.2021 às 03:00

Esperada vacina da CoronaVac vai finalmente chegar Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Embora o Ministério da Saúde tenha revisado para baixo a previsão de envio de doses da CoronaVac, o governo do Estado diz que desta vez prevê que seja zerada a fila de espera de quem está aguardando a segunda dose do imunizante. Hoje pela manhã chegam 110 mil doses ao RS (a previsão inicial eram 113 mil). Em Novo Hamburgo, a Prefeitura diz que receberá 7,5 mil doses, o suficiente para atender todos que estão esperando.

Para o Estado, são exatamente 110.200 doses da CoronaVac. Todas elas deverão ser distribuídas ainda hoje para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e serão destinadas a completar o esquema vacinal da população.

Leia notícias sobre coronavírus

Também chegariam nesta madrugada 141.570 doses da Pfizer, para prosseguir na vacinação da população em geral, por idade, e grupos prioritários.

Números

A Secretaria Estadual de Saúde diz que há cerca de 110 mil segundas doses faltantes da CoronaVac no Estado. A análise da secretaria levou em consideração os dados de segundas doses faltantes informados pelos municípios às coordenadorias e números faltantes não registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). No sistema, o total de doses faltantes seria de mais de 188 mil doses, mas atrasos no registro das doses aplicadas devem ser considerados, de acordo com a SES.

"Comparamos e cruzamos dados dos municípios e do sistema oficial. Se o número de doses não registradas no sistema é maior do que o número de doses solicitado pelo município, consideramos o número pedido pelo município, porque certamente ainda não inseriu no sistema todas as vacinas aplicadas", explica a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Para todos

As vacinas CoronaVac serão distribuídas a todos os municípios que disseram ter segundas doses pendentes, mas a SES orienta que, caso haja excedente, o imunizante não seja aplicado como primeira dose, "o que geraria a necessidade de reservarmos uma D2 que não temos neste momento. Todas as sobras devem ser devolvidas para novo rateio", alerta.

Esta não é a primeira vez que o Estado projeta zerar a fila da CoronaVac. A última remessa do imunizante do Butantan chegou em 19 de maio e na ocasião o governo também esperava zerar a fila de espera pela segunda dose, porém as 251.200 vacinas acabaram não sendo suficientes.

Priorizar

Outra decisão pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada ontem foi a recomendação de que os municípios priorizem, na medida do possível, a vacinação de cuidadores de deficientes permanentes menores de 18 anos.

"As pessoas com deficiência são um público muitas vezes fragilizado do ponto de vista da saúde, e os cuidadores podem ser os vetores de transmissão do vírus", diz a diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES, Ana Costa.

Dois drive-thrus simultâneos neste sábado

Ontem à noite, a prefeita Fatima Daudt anunciou que Novo Hamburgo irá receber 7,5 mil doses da CoranaVac/Butantan nesta sexta-feira, dentro da remessa que chega ao Estado na manhã de hoje. Esta quantidade é suficiente, nas contas do Município, para zerar a fila de espera de segundas doses para este imunizante.

"Como todos os hamburguenses, estamos angustiados com esta questão. Por isso, trabalhamos insistentemente com o governo do Estado para que esta importante etapa da imunização seja concluída", disse a prefeita.

Fatima disse que orientou a Secretaria Municipal de Saúde a realizar imediatamente a aplicação das doses que chegarem. A prefeita também lembra que o Município se comprometeu com a Secretaria Estadual de Saúde a não avançar com primeira aplicação da CoronaVac e devolver ao Estado as doses que não forem aplicadas após a contemplação das pessoas que aguardam a segunda imunização.

Aplicação neste sábado

O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, que participou da negociação sobre o quantitativo a ser destinado a Novo Hamburgo, informa que o Município irá realizar dois drive-thrus simultâneos neste sábado, das 8 horas às 17 horas, para aplicação de segunda dose da CoronaVac.

Os drives ocorrerão na Fenac e no estacionamento do Centro Administrativo, na Prefeitura (neste caso, o drive previsto contra a gripe no local será suspenso).

"A determinação da prefeita é que esta vacina vá o mais rapidamente para o braço das pessoas que estão precisando. E não mediremos esforços para isso. A vinda de todas estas doses em uma só remessa foi uma importante conquista para toda a cidade", conclui o secretário.

O atraso na segunda dose da CoronaVac atingiu várias regiões do País e teria acontecido por causa de atraso na chegada de insumos para a produção do imunizante no Instituto Butantan. O material vem da China e a normalização da produção só aconteceu neste mês. O Ministério da Saúde recebeu remessa na sexta-feira e na segunda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.