Publicidade
Notícias | Região Preocupação

Passageiros temem pelo futuro do transporte intermunicipal em Ivoti

Recuperação judicial da Socaltur Ivoti deixa usuários inseguros em relação ao serviço

Por Bianca Dilly
Publicado em: 18.06.2021 às 06:06 Última atualização: 18.06.2021 às 09:35

Socaltur Ivoti já teve o processo de recuperação aceito Foto: Divulgação
Passageiros de Ivoti que dependem do transporte intermunicipal prestado na cidade, com destino a locais como Novo Hamburgo, Estância Velha e São Leopoldo, temem pelo futuro do serviço. A recuperação judicial da Sociedade de Ônibus Capivarense Ltda (Socaltur Ivoti) e a possível venda de ativos da empresa deixa usuários inseguros em relação à continuidade da operação.

Uma passageira, que prefere não ser identificada, diz que a situação é preocupante. "A gente depende do transporte diariamente para ir e voltar do trabalho. Se não tiver mais ônibus saindo de Ivoti, não sei como vai ficar."

De acordo com o consultor Robson Lima, que está à frente da reestruturação da empresa, o plano foi aprovado, porém, os próximos passos estão em definição. "Há um comprador para um dos ativos, mas não temos como garantir qual será o rumo da empresa", resume o profissional do escritório Medeiros, Santos & Caprara Advogados.

Segundo ele, o plano de recuperação judicial ainda não foi homologado, o que deve ocorrer em breve. "Depois disso, a empresa poderá dar mais detalhes sobre o processo. Na verdade, ela não foi vendida, e sim um imóvel que fará frente à totalidade de débitos na recuperação judicial. A empresa seguirá operando normalmente", explica.

Ainda não foi informado qual o ativo vendido. "Preferimos aguardar a homologação", acrescenta. A recuperação judicial diz respeito aos serviços sediados em Ivoti: o Posto de Combustíveis e escritórios agregados (oficina Bosch Car Service, troca de óleo e lojas de conveniência), o transporte intermunicipal e o patrimônio atrelado a ambos. A Socaltur Turismo, localizada em Novo Hamburgo, não é impactada no processo e segue operando de maneira independente.

 

Metroplan não recebeu pedido

O diretor de Transportes Metropolitanos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Francisco Horbe, afirma que a Metroplan não foi informada sobre esse assunto e que não existe nenhum pedido da Socaltur nesse sentido. Há quase dois anos, em julho de 2019, a Socaltur teve o pedido de recuperação aceito pela Justiça. Na época, a dívida negociada era de R$ 6.936.620,46, mas outros R$ 800 mil não estavam sujeitos à recuperação. A lista de credores era de aproximadamente 170. A Sociedade foi constituída em 1954 e no início se dedicava somente ao serviço de transporte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.