Publicidade
Notícias | Região Turismo

Ivoti lança rota turística no Dia da Imigração Alemã

Roteiro autoguiado poderá ser percorrido pelo interior da Cidade das Flores

Por Susi Mello
Publicado em: 22.07.2021 às 05:00 Última atualização: 22.07.2021 às 09:33

Já pensou em conhecer as belezas do interior de Ivoti? Essa é a proposta da Rota Enxaimel, um roteiro de caminhos autoguiados, que será apresentada no próximo domingo (25). O lançamento será a partir das 8 horas, em homenagem ao Dia da Imigração Alemã, no Núcleo de Casas Enxaimel, local de saída e chegada da rota. Após a inauguração, o percurso permanece no município, possibilitando aos turistas a realização da caminhada com orientação das placas indicativas, independente do período.

Rota enxaimel tem placas de identificação Foto: Prefeitura Ivoti/ Divulgação

Ao todo são cinco roteiros por estradas do interior da cidade. O turista poderá decidir entre Picada Feijão, Nova Vila, Picada 48 Alta, Picada 48 Baixa e Feitoria Nova. A diretora de turismo, Raiama Trenkel, explica que o visitante confere o painel informativo, instalado no núcleo, onde escolherá o roteiro a seguir visualizando os quilômetros a serem percorridos.

Para auxiliar no trajeto, placas de identificação foram instaladas na segunda e terça-feira desta semana. "Cada roteiro está identificado com uma cor na placa, facilitando o trajeto", acrescenta Raiama.

Belas paisagens e arquitetura típica

O roteiro pode ser feito a pé, de bicicleta ou de carro. Nos trajetos, os turistas encontram belas paisagens, casas antigas, além de cachaçaria, vinícolas, agroindústrias familiares, queijaria, produtos coloniais e artesanato.

Vale lembrar que o nome da rota remete à técnica de construção utilizada pelos imigrantes alemães e ainda presente em várias casas ao longo dos caminhos. A técnica de construção enxaimel é aquela em que o madeiramento fica à vista, tanto vertical, como horizontal e diagonal. A construção dessas casas é feita com pedras, preenchidas com uma liga feita da mistura de barro com esterco de animais.

"Estamos fazendo um inventário para quantificar essas casas e qual é o estado de conservação das mesmas. O inventário deve ser concluído até o final do ano", antecipa Raiama.

Enquanto isso, os visitantes apreciam as casas na técnica enxaimel que aparecem ao longo das estradas do novo roteiro turístico.

Caminhos e largadas no domingo

- Picada Feijão, distância 19,5 quilômetros, às 8 horas

- Nova Vila, distância 12 quilômetros, às 8h30

- Picada 48 Baixa, distância 10 quilômetros, às 9 horas

- Picada 48 Alta, distância 6,5 quilômetros, às 9h30

- Feitoria Nova, distância 5 km, às 10 horas

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.