Publicidade
Notícias | Região Festa da imigração

São Leopoldo Fest termina neste domingo; confira as atrações dos últimos dias do evento

Edição 2021 da festa da imigração alemã tem caráter solidário e busca arrecadar 20 toneladas de alimentos para famílias carentes

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 30.07.2021 às 08:40 Última atualização: 30.07.2021 às 08:41

A São Leopoldo Fest 2021 chega nos seus últimos dias de programação com atrações para os mais diversificados gostos. De hoje (30) até domingo (1º), quando encerra oficialmente o evento, serão realizados bate-papos sobre temas históricos, cines drive-in, almoços solidários e apresentações musicais do tradicionalismo gaúcho ao samba. Neste ano, por conta da pandemia, as ações da festa acontecem em formato híbrido, algumas com a participação do público e outras de forma virtual, sendo transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult).

Pira na Praça do Imigrante deverá ser novamente acesa Foto: Inézio Machado/GES

Para o titular da Secult, Pedro Vasconcellos, a avaliação do evento, até agora, tem sido positiva. “A experiência do modelo híbrido funcionou. O que foi feito na rua teve bom público, mas com todos os cuidados, e o que está sendo feito nas redes também está tendo boa aceitação. Isso é um sinal de que a população estava mesmo querendo a retomada desses eventos, dessas atividades, e agora, devagarinho, a gente consegue ir voltando”, analisa.

Para os próximos dias, Vasconcellos espera que se repita o sucesso de público que, segundo ele, foi visto nas atividades que abriram a programação, nos dias 24 e 25. “O fim de semana passado foi um sucesso de público e de acompanhamento nas redes sociais, onde tivemos uma repercussão muito boa. Nesta semana os shows no Teatro a partir de terça-feira também estão tendo boa aceitação e bom alcance. Agora, nos últimos dias, retomaremos uma programação intensa, tanto de atividades no Teatro, quanto no cine drive-in, onde serão realizadas ainda três sessões. No final de semana, a grande expectativa são os almoços solidários onde nós vamos distribuir três mil refeições para a população mais pobre, que mais precisa na nossa cidade”, destaca.

Programação solidária

Os almoços, que acontecerão no sábado e no domingo, fazem parte da programação solidária, um dos focos desta edição da festa. Serão servidas refeições em 11 diferentes locais da cidade, entre associações, igrejas, CTGs e escolas de samba. “Em cada um desses locais tem um grupo grande de entidades que está junto tanto na arrecadação quanto na produção das refeições”, frisa Vasconcellos.

Também dentro das ações comunitárias da São Leopoldo Fest 2021 está a arrecadação de alimentos em 22 pontos da cidade, entre eles a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Centro Cultural José Pedro Boéssio. A meta é angariar 20 toneladas de alimentos para serem distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A campanha seguirá até este domingo. No entanto, segundo o secretário, caso a meta não seja atingida, o prazo para arrecadação será estendido em mais uma semana.

 

Casinhas enxaimel ficam no centro até o dia 16 de agosto

Outra atração típica da São Leopoldo Fest, as casinhas em estilo enxaimel já estão na Rua Independência. Os seis espaços onde são comercializados produtos alimentícios e artesanato ficarão à disposição do público, pelo menos, até o dia 16 de agosto. O funcionamento é de segunda a sábado, em horário comercial, das 9 às 19 horas e opcionalmente aos domingos. Quatro casinhas são ocupadas por empreendedores da Economia Solidária e as outras duas por entidades benemerentes como o Instituto Lenon Joel pela Paz e o grupo UniArtes.

Agenda de atividades

Sexta-feira

A partir das 17 horas - Roda de memória on-line com o tema “Vizinhança, comunidade e o Museu”. Transmissão na página do Museu do Trem no Facebook https://www.facebook.com/MuseudoTremOficial

19 horas – Exibição do filme Legalidade, no cine drive-in no Ginásio Municipal Celso Morbach. A entrada será gratuita, com reserva de ingressos pela página da Secult no Sympla, limitados ao número de vagas disponíveis. Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/produtor/culturasaoleopoldo

19h30 – Canção Nativa (evento virtual)

21 horas – Jader Pes e Banda (evento virtual)

Sábado

Meio-dia - Almoço solidário

15 horas - Diálogos na WEB Ferrovia e Imigração: “Museus vizinhos e algumas peculiaridades históricas”. Transmissão na página do Facebook do Museu do Trem de São Leopoldo: https://www.facebook.com/MuseudoTremOficial.

19 horas - Exibição do filme Bacurau, no cine drive-in no Ginásio Municipal Celso Morbach. A entrada será gratuita, com reserva de ingressos pela página da Secult no Sympla, limitados ao número de vagas disponíveis. Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/produtor/culturasaoleopoldo

20 horas - Swing Samba Trio (evento virtual)

21 horas - Roda de Samba da Dinda (evento virtual)

Domingo

Meio-dia - almoço solidário

13h30 - Moisés Oliveira e Grupo Vozes do Campo (evento virtual)

15 horas - Sax Banda Show (evento virtual)
17 horas - Palhaço Mortadela (evento virtual)

19 horas - Exibição do filme O homem do futuro, no cine drive-in no Ginásio Municipal Celso Morbach. A entrada será gratuita, com reserva de ingressos pela página da Secult no Sympla, limitados ao número de vagas disponíveis. Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/produtor/culturasaoleopoldo

No domingo à tarde haverá, ainda, novamente o acendimento da pira na Praça do Imigrante, em horário ainda a ser confirmado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.