Publicidade
Notícias | Região METEOROLOGIA

Massa de ar polar se afasta e temperaturas sobem na semana que vem no RS

Mas para quem torce pelo calorzinho, um alerta: o frio ainda não irá embora

Por Adriana Lima
Publicado em: 31.07.2021 às 18:27 Última atualização: 31.07.2021 às 18:49

Depois de um sábado (31) de amanhecer bem frio e geada, com mínimas que chegaram a 0ºC em alguns pontos do Vale do Sinos, os termômetros devem marcar temperaturas mais altas na próxima semana. A previsão da MetSul Meteorologia é de que, em Novo Hamburgo, as máximas cheguem aos 19 graus na segunda-feira, dia 2 de agosto. Porém, no sábado, dia 7, esta máxima deve ser de 29 graus, e até 30 graus no domingo, 8. 

Geada pelo segundo dia seguido em Campo Bom Foto: Nilson Wolff/Especial

Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, isso ocorreu porque o ápice do ar polar no Rio Grande do Sul já seu deu e esta massa de ar frio está se afastando. Assim, o amanhecer nos próximos dias deve ser menos gelado do que esta última semana de julho, com mínimas a partir de 9 graus - diferente dos 3 graus, em média, registrados nos últimos dias.

Não há, em princípio, previsão de chuva para a semana que vem.

 

Ops, vem mais frio por aí

Porém, quem torce por temperaturas altas daqui por diante, saiba que o frio ainda não irá embora. Estael acrescenta que a previsão é de novas incursões de massa polar, possivelmente com risco de frio intenso tardio mesmo no decorrer da primavera. "Esse será um ano de maior frequência de frio em relação aos anos anteriores, com novas massas de ar polar em agosto e até mesmo em setembro", destaca.

Sábado super gelado no Vale

A estação de baixada do bairro de Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo, acusou 1,1ºC neste sábado, informou a MetSul. A geada voltou a cobrir os campos na área rural da cidade do vale.

Em Campo Bom, a temperatura mínima neste sábado foi de 0,6ºC após os termômetros terem indicado ontem -0,2ºC. De acordo com o observador meteorológico Nilson Wolff, Campo Bom não tinha duas madrugadas tão frias seguidas desde 2012.

Ainda conforme Wolff, foi o décimo dia com geada no Vale do Sinos em julho e a 14ª geada neste ano.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.