Publicidade
Multimídia | Vídeos FOFURA EM FAMÍLIA

Vídeo mostra família de bugios em propriedade rural de Campo Bom

Segundo o biólogo Jackson Müller, aqui no Estado há duas espécies desses primatas: o preto e o ruivo. Ambos são ameaçados de extinção

Publicado em: 31.08.2021 às 15:54 Última atualização: 01.09.2021 às 10:40

Temperatura agradável, sol e diversão em família. Um vídeo gravado na manhã desta terça-feira (31) mostra bugios andando pelas árvores de uma propriedade rural, no interior de Campo Bom.

Grupo de bugios é avistado se divertindo em árvores no interior de Campo Bom Foto: Reprodução/Vídeo Carlos Geison de Andrade - Especial
Segundo o biólogo Jackson Müller, aqui no Estado há duas espécies desses primatas: o preto e o ruivo. Ambos são ameaçados de extinção. Ele explica que esses animais tem facilidade de adaptação em ambientes que sofreram alterações humanas, essa seria uma das razões que ameaça a espécie. 

O biólogo ressalta que os bugios são importantes indicadores da presença de vírus, como a febre amarela. Os amimais são sensíveis ao vírus, que leva vários indivíduos a morte, sinalizando a presença do invasor aos humanos. No entanto, "os bugios não transmitem febre amarela", destaca Jackson, lembrando que o transmissor da doença é o mosquito. 

Sobre o vídeo, "é um grupo grande. O maior é o macho dominante. Também há jovens, o que indica que estão reproduzindo no ambiente", comenta o biólogo. Jackson conta que os bugios podem invadir lavouras para comer parte da produção e que em algumas localidades os produtores já deixam um pouco da produção de alimentos para os animais. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.