Publicidade
Notícias | Região ABORDAGEM

Após racha, motociclista é agredido por brigadiano em Portão; veja vídeo

Condutor foi autuado por direção perigosa. PMs envolvidos na abordagem, segundo o comando, foram afastados do policiamento

Por Silvio Milani
Publicado em: 12.09.2021 às 19:45 Última atualização: 12.09.2021 às 20:08

O comportamento de um brigadiano durante abordagem a um motociclista em Portão será alvo de Inquérito Policial Militar. O fato aconteceu na madrugada deste domingo (12) no Centro.

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar que o condutor, de 28 anos, desiste de fugir da Brigada Militar e para a moto. Ele coloca as mãos para trás, no capacete, em ato de rendição, enquanto o policial que estava na carona desce da viatura com arma em punho para a abordagem. 

A surpresa fica por conta da atitude do brigadiano que dirigia o Palio Weekend da corporação. De forma destemperada, ele caminha em direção ao motociclista e o derruba com duas agressões. (Veja no vídeo abaixo).

Conforme a instituição, os policiais foram acionados para conter aglomerações e rachas na área central. A abordagem investigada aconteceu na Rua Luís de Camões, por volta de 1h30. O motociclista estaria participando das corridas.

Ao se entregar, imóvel sobre a moto ao som da sirene, e de costas para o PM, ele leva empurrão em forma de tapa na cabeça. Ao perder o equilíbrio, é empurrado novamente, desta vez na altura da cintura, e cai no chão.

'Bota a mão na cabeça, não te mexe'

O policial volta rapidamente à viatura, enquanto o agredido fica caído ao lado da moto. Imediatamente, alguém não identificado ordena: “Bota a mão na cabeça, ô. Não te mexe.” A determinação seria do outro policial. A moto foi recolhida, e o condutor levado à delegacia para registro de ocorrência por direção perigosa.

Por meio de nota, a BM frisa que a atitude não condiz com a técnica policial e que os servidores foram afastados do policiamento. Eles responderão a inquérito.

Fuga foi por várias quadras

De acordo com a BM, o motociclista fugiu por várias quadras, em alta velocidade. As manobras teriam colocado muitas pessoas em risco. Vídeos feitos por populares mostram que o Centro estava movimentado. Vários veículos e pedestres, a maioria jovens.

O perseguido parou na frente de um automóvel estacionado na forma oblíqua. Testemunhas relatam que o motorista da viatura desceu enfurecido e determinado a agredir o fugitivo. Quando o motociclista caiu, o PM imediatamente voltou ao carro da BM.

'Não coadunamos com essa abordagem', diz comandante

O comandante da BM no Vale do Sinos, coronel Douglas Soares, afirma que a corporação tinha conhecimento da ocorrência, tanto que foi acionada, mas só ficou sabendo da agressiva abordagem na tarde deste domingo, por meio de imagens recebidas da imprensa.

Ele revela que os dois PMs foram afastados. “A gente não coaduna com aquele tipo de comportamento no momento da abordagem.”

O coronel acrescenta que determinou, ao comandante do batalhão, a apuração da conduta dos policiais envolvidos. “A apuração deve ocorrer de 40 a 60 dias e, tão logo seja concluída, a Brigada Militar prestará as devidas informações”, observa.

“O fato causador foi motociclista fazendo racha. Foi enquadrado por estar empinando a moto, enfim, por estar praticando esse tipo de comportamento. Infelizmente, o final da abordagem não foi o que a gente espera”, complementa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.