Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região SEM COMORBIDADES

Municípios da região já anunciam vacina para adolescentes de 15 anos

Por enquanto, Estado anunciou oficialmente imunização a partir dos 17

Publicado em: 15.09.2021 às 03:00 Última atualização: 15.09.2021 às 13:42

Nesta quarta-feira (15), começam a ser distribuídas para as 18 coordenadorias regionais de saúde do Estado as novas doses do imunizante da Pfizer. Ontem, o governo do RS anunciou que elas serão destinadas à vacinação de terceira dose para idosos acima de 70 anos não residentes em instituições, pessoas com baixa imunidade e também adolescentes de 17 anos sem comorbidades. Na região, alguns municípios já anunciaram vacinação a partir dos 15 ainda esta semana.

Vacinação contra Covid avança para adolescentes sem comorbidades
Vacinação contra Covid avança para adolescentes sem comorbidades Foto: Myke Sena/MS

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que abrir a vacinação para outros grupos não significa deixar de buscar aquelas pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina e quem está no período de receber a segunda dose.

Leia notícias sobre coronavírus

Metade da faixa etária

Conforme o governo do Estado, serão distribuídas vacinas para cerca de 50% da população de 17 anos em todo o RS, cerca de 76 mil doses.

"Distribuiremos doses de vacinas para uma parte dos adolescentes de 17 anos saudáveis, mas lembramos que o grupo dos idosos e dos imunossuprimidos é o mais vulnerável para as complicações da doença. Não podemos abrir a vacinação para os adolescentes e não focar em reforçar a imunidade desses dois grupos. É preciso que a vacinação dos adolescentes e dos mais vulneráveis seja simultânea", afirmou a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.

Idosos

Cerca de 75 mil doses serão distribuídas para a dose de reforço de idosos de 70 anos ou mais. Para o idoso estar apto para receber a dose de reforço, é preciso que esteja com o esquema vacinal completo (recebido a segunda dose ou dose única) há, no mínimo, seis meses, ou seja, ter terminado o esquema vacinal até meados de março.

Baixa imunidade

Para as pessoas com neoplasias, doenças renais crônicas, transplantados e com outras doenças crônicas que baixam a imunidade, a quantidade a ser distribuída será de aproximadamente 50 mil doses. Quem está apto a receber a dose de reforço são aqueles que terminaram o esquema vacinal (receberam a segunda dose ou dose única) em, no mínimo, 28 dias.

De acordo com a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, estudos mostraram que os idosos de 70 ou mais, por terem um sistema imunológico enfraquecido, apresentam queda de anticorpos a partir de seis meses após a aplicação da segunda dose (ou dose única) da vacina contra a Covid-19. "Esse é o período ideal para aplicar uma dose de reforço e estimular a resposta imune", completou Tani.

Como as cidades da região estão se preparando

Portão iniciou nesta terça-feira e segue hoje a aplicação de vacina contra a Covid em adolescentes de 17 anos sem comorbidade. A cidade foi a primeira na região que começou a imunizar adolescentes sem doenças pré-existentes após aval do Governo do Estado.

São Leopoldo havia iniciado a aplicação de doses nesta faixa etária no final de agosto, mas teve que suspender depois de notificação da Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde (CEVs), órgão subordinado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), porque na época a imunização desse público ainda não havia sido oficializada pelo Ministério da Saúde.

Hoje, Igrejinha também amplia a imunização para a faixa etária, das 16 às 19 horas na Unidade Sanitária (Centro, ao lado da loja Colombo). Para primeira dose é necessário levar a autorização da Unidade de Saúde e termo de consentimento assinado por responsável.

Quem vacina aos 15 anos

Campo Bom começa a vacinar acima de 15 anos na quinta-feira. Sábado Estância Velha abre a imunização contra a Covid- 19 para o público de 15 a 17, com três postos de saúde abertos - Posto Lago Azul, Posto Centro e Posto Rincão 2 - das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Os adolescentes devem apresentar o Cartão SUS ou comprovante de residência (caso o comprovante esteja no nome dos pais, o adolescente deve apresentar comprovante de filiação), além de CPF e caderneta de vacina. Os menores devem ser acompanhados de responsáveis ou portar autorização.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.