Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CULTURA GAÚCHA

Semana Farroupilha já movimenta os CTGs da região

Com cuidados à Covid-19, grupos iniciam ensaios e promoverão atividades tradicionalistas

Por Susi Mello
Publicado em: 15.09.2021 às 07:15 Última atualização: 15.09.2021 às 21:41

Os tablados dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) voltarão a ganhar vida na Semana Farroupilha. É que grupos de danças, em diferentes categorias, voltaram a ensaiar presencialmente no segundo semestre deste ano e já poderão mostrar os passos que prometem encantar a quem assistir, a fim de reforçar a importância da data. "Esse retorno presencial é importante. Se não retornássemos agora iríamos 'perder' o tradicionalismo.

Estamos tentando resgatar muitas pessoas que saíram neste um ano e meio. Os CTGs voltaram a usar o tablado, cada um com sua realidade, com as portas abertas, mas mantendo os cuidados", declara o coordenador artístico da 30ª Região Tradicionalista e patrão do CTG Porteira Velha, Jurandir de Oliveira.

Ensaios foram retomados no CTG M'Bororé, em Campo Bom
Ensaios foram retomados no CTG M'Bororé, em Campo Bom Foto: Diego da Rosa/GES

Não é por acaso que os ensaios das invernadas voltaram a fazer parte da rotina dos CTGs. Em Campo Bom, o M´Bororé, por exemplo, terá um ensaio de todos os grupos nesta sexta-feira, em uma janta que integra a programação da Semana Farroupilha do CTG. "Setembro é sempre um mês esperado e este ano especialmente por ser considerado como uma retomada das nossas atividades. Estamos muito felizes por estar com o galpão de portas abertas recebendo as pessoas, com todos os cuidados", declara a patroa do CTG M´Bororé, Karen Ferreira.

Nesta terça-feira (14), integrantes do grupo mirim do CTG campo-bonense ressaltaram a importância desse retorno. Nem a máscara escondia o sorriso de felicidade no ensaio com o instrutor Júnior Maciel Prates. Artur Quadros Duarte, 12, que dançou com Valentina Corneli, 11, comentou que no ano passado não teve evento no CTG, foi tudo mais em casa, virtual. "A volta ao CTG tem sido legal, divertido, poder dançar aqui de novo."

Mariana Dalongaro Fritsch, 13, que participa do CTG há seis anos, também comemora o retorno. "Ano passado fiquei bem triste, porque a dança é tipo uma terapia. Este ano fiquei mais feliz por voltar a dançar. Não teve rodeio, mas voltar a dançar é ótimo", declara, esperando que a Semana Farroupilha seja bem positiva.

Protocolos sanitários

O patrão da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, Sidinei Gonchoroski, conta que o grupo de dança adulto já voltou a ensaiar e após a Semana Farroupilha as outras categorias voltarão. Estão preparando-se para concursos e o próprio rodeio da Sociedade. No dia 20, a SGLG terá almoço com música gaúcha.

Jurandir de Oliveira, do Porteira Velha, salienta que "estaremos cuidando da capacidade do CTG, medindo temperatura, oferecendo álcool gel e tapete sanitizante, controlando banheiro, usando luva para servir no bufê", explica, referindo-se ao almoço do próximo domingo, dia 19, a partir das 10 horas.

No M´Bororé, em Campo Bom, também são tomados cuidados. Nesta quarta (15) terá sessão solene da Câmara de Vereadores no Eterno Guardião, com a entrega da condecoração "Mérito Farroupilha". Na quinta (16) o grupo de danças juvenil apresenta-se na 10ª Mostra Municipal de Dança, no CEI, e no dia seguinte terá janta com ensaio de todos os grupos de dança. O dia 20, segunda-feira, tem almoço, com música ao vivo e passeio de cavalos no CTG.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.