Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região 192ª EDIÇÃO

Kerb de São Miguel segue até a quarta-feira em Dois Irmãos

Evento tradicional foi adaptado em função da pandemia

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 27.09.2021 às 03:00 Última atualização: 27.09.2021 às 15:21

O Kerb de São Miguel está diferente. Mas o envolvimento e a empolgação da comunidade de Dois Irmãos seguem os mesmos de outros anos. Ou até maiores. A 192ª edição do evento iniciou nesse sábado e vai até quarta-feira (29).

Evento teve distribuição de mais de mil litros de spritzbier
Evento teve distribuição de mais de mil litros de spritzbier Foto: Diego da Rosa/GES

Para a calçadista Aline Wobeto, 26 anos, foi o momento do reencontro com uma tradição que acompanha desde pequena. "Nasci aqui", diz. Moradora de Dois Irmãos, todos os anos ela participa do evento. Nesse domingo ela foi com a filha Brenda Isabely, de quatro anos, para a Praça do Imigrante, o primeiro ponto do kerb itinerante.

"É maravilhoso. Tomara que voltem os grupos, tudo como era antes. Mas sempre com todo cuidado, né? Tudo no kerb é bom", comemorou.

Kerb pelas ruas

Em função da pandemia, o evento foi adaptado. A programação começou com apresentação de bandas típicas e dança. Em seguida, a organização embarcou no Trenzinho do Vale, que percorreu as ruas da cidade e parou em outras três praças. Quem estava em casa teve a oportunidade de participar.

Integrantes do Grupo de Arteiros, de Morro Reuter, foram pendurados na parte de fora do veículo, interagindo com os moradores. Luka Machado destacou a interação com o público:

"A gente pode levar arte a outros bairros, democratizar o acesso. As pessoas vêm, trocam sorrisos, dançam juntas. É muito gostoso envolver todo mundo nesta festa cultural."

Rainha do kerb desde 2010, Lori Engelmann, 82, aprovou o novo modelo. Com a faixa no peito, desfilou em um carro conversível. "Eu me acho muito importante por ser a rainha", comentou. Spritzbier não faltou. Foram distribuídos mais de mil litros da bebida.

Celebrar a tradição sem esquecer dos cuidados

Entre uma música e outra, o prefeito Jerri Adriani Meneghetti discursou no carro de som. "Vamos todos juntos, dentro das nossas limitações, com os cuidados, comemorar essa grande festa germânica e honrar a tradição dos nossos antepassados."

Nesta segunda e na terça ocorre o Kerb nas Escolas. O Kerb Solidário, com o Frühstück das Entidades, é 16 horas.

A programação se encerra na quarta-feira (29). Às 6 horas, tem a alvorada festiva. Às 9 horas, estão previstas missas e cultos nas igrejas, seguidos da procissão até a Sociedade Santa Cecília. Às 14h30, inicia a apresentação da banda La Montanara, ao vivo pelo Facebook do kerb. Às 19 horas, a inauguração do monumento a São Miguel.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.