Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região FIM DE ANO

Municípios da Serra Gaúcha já iniciaram preparativos para receber eventos natalinos

Canela dá início às festividades na próxima sexta-feira (22)

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 17.10.2021 às 14:59 Última atualização: 17.10.2021 às 15:09

Com o ano se aproximando do fim, Gramado e Canela já iniciaram a preparação para as comemorações natalinas montando suas decorações nas áreas centrais dos municípios. Em Nova Petrópolis, nesta semana houve o lançamento oficial do evento de Natal.

Decoração do 34º Sonho de Natal, em Canela
Decoração do 34º Sonho de Natal, em Canela Foto: Letícia de Lima/GES-Especial

Conforme Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado e presidente da Gramadotur - autarquia organizadora do 36º Natal Luz -, a expectativa é que durante o período de 28 de outubro a 30 de janeiro de 2022 passem pela cidade mais de 2 milhões de visitantes. Destes, 200 mil devem assistir a algum dos espetáculos pagos, que não ocorreram na edição anterior devido à pandemia: Nativitaten, Natalis, O Grande Desfile de Natal, O Reino do Natal e O Primeiro Milagre do Menino Jesus.

Nova Petrópolis e Canela trabalham com a estimativa de um milhão de turistas. No município conhecido por ser o jardim da Serra, a rede hoteleira está praticamente ocupada durante os próximos meses, de acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, inclusive com períodos de lotação máxima. Já a cidade canelense, responsável pelo Sonho de Natal, espera um aumento de faturamento em torno de 25%.

36º Natal Luz

O local sede do 36º Natal Luz deve acelerar a montagem da decoração a partir desta segunda-feira (18). Apesar dos locais em que ocorrerão os espetáculos estarem praticamente prontos, como o Expogramado e o Lago Joaquina Rita Bier, a decoração pode ser iniciada apenas em pontos onde não haveria conflito com os artigos instalados para a 30ª Festa da Colônia, que encerra neste domingo (17).

Nos pavilhões, a montagem de árvores, testagem de iluminação e os reparos finais são realizados de forma rápida. A abertura oficial do evento acontece no dia 28 deste mês e terá programação especial com mini apresentações de cada atração presente nesta edição, além de um concerto em comemoração aos 10 anos da Orquestra Sinfônica de Gramado.

Evento profissional

Em Nova Petrópolis, a programação será realizada através de uma parceria da Prefeitura com a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp). Segundo os responsáveis pela organização, a intenção é desenvolver um evento que seja adequado às necessidades da região. "Queremos manter o padrão da Serra. Este será o primeiro Natal que faremos de forma realmente profissional", revela o secretário Rodrigo.

No município, a decoração começará a ser vista a partir do dia 29 de outubro, cerca de uma semana antes do início oficial do evento, previsto para 6 de novembro.

Conforme a Secretaria de Turismo, o destaque será a iluminação realizada com LEDs, além de artigos que enfeitarão a avenida central, Praça das Flores, estrelas luminosas no Labirinto Verde e um teto de luzes na Rua Coberta. Um pinheiro de nove metros de altura também fará parte do cenário temático. Elfos estarão espalhados e aos finais de semana o Papai Noel estará na Praça, em busca de levar magia ao público.

A aliança entre inovação e tecnologia será o norte do Natal no município. De segunda a segunda, os visitantes encontrarão o acendimento das luzes, que promete ser diferente dos que já existem. "Teremos uma trilha sonora com luzes dançantes, envolvendo muita tecnologia, em forma de contagem regressiva e rítmica", adianta Rodrigo. A atração terá duração de cinco minutos e o objetivo é posicionar Nova Petrópolis no mapa turístico. "Estamos com um fluxo muito bom e queremos trabalhar bem esse visitante, com memórias afetivas, para que ele retorne e passe adiante sua experiência", complementa o secretário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.