A sexta-feira (22) foi marcada por uma ação de combate ao trabalho infantil nas estações e dentro do Trensurb. Com a distribuição de panfletos, funcionários públicos buscaram alertar os usuários nas quatro estações de Novo Hamburgo e em uma estação de Canoas. No caso de Canoas, o dia marcou o lançamento oficial da campanha no município, que já começou em outras cidades.
A distribuição de panfletos é parte da campanha Cidades dos Trilhos, que integra os seis municípios atendidos pela Trensurb no combate ao trabalho infantil. A campanha foi lançada no dia 13 de outubro. A panfletagem aconteceu entre às 16h30 e às 19 horas e, segundo a gerente da Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Município (PETI), Demari Kegler Wagner, a recepção da população foi positiva e causou até certa surpresa.
Durante a pandemia o trabalho infantil cresceu, e para fugir das fiscalizações municipais, crianças, adolescentes e mesmo adultos, tem utilizado o trem para se locomover rapidamente entre as cidades. Em razão disso, todos os municípios atendidos pelo trem entraram na campanha.