Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região INVESTIGAÇÃO

Detento do presídio de Sapucaia é suspeito de participar de quadrilha que aplica 'golpe dos nudes'

Polícia Civil cumpriu cinco mandados de prisão preventiva nesta quinta-feira (4) em operação de combate ao esquema

Publicado em: 04.11.2021 às 09:39 Última atualização: 04.11.2021 às 12:46

Uma operação contra o "golpe dos nudes" cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em quatro cidades gaúchas nesta quinta-feira (4). Segundo a Polícia Civil, um detento da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul, contra o qual havia um mandado de prisão em aberto, é suspeito de envolvimento no esquema.

Conforme o delegado André Anicet, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o homem seria integrante da quadrilha e atuava de dentro do presídio. 

A Polícia também apreendeu celulares e outros itens, e cumpriu ordens de prisão contra outros dois homens e duas mulheres no presídio de Vacaria e em residências de investigados nas cidades de Porto Alegre, Vacaria e Viamão.

Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão
Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão Foto: Polícia Civil/Especial

As investigações começaram no mês de maio, no Estado de São Paulo. A Polícia conseguiu identificar que o golpe era aplicado por uma quadrilha com atuação dentro e fora de presídios gaúchos.

Por meio de perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens, criminosos se passavam por meninas e se aproximavam das vítimas, com quem trocavam fotos e vídeos íntimos. Depois, outros integrantes do esquema fingiam ser familiares da suposta menina ou policiais e começavam a extorquir valores das vítimas em troca da preservação do conteúdo compartilhado.

Segundo a Polícia, a primeira fase da operação, chamada Cilada I, ocorreu em julho. Na ocasião, foi identificada parte da quadrilha. Nesta quinta-feira, a Polícia realizou a segunda fase, chamada Cilada II. Ao todo, 50 policiais gaúchos e paulistas participaram da operação.    

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.