Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região REPASSE À SAÚDE

Prefeitos da região querem mudanças no Programa Assistir

Granpal pede que governador altere pontos do projeto e evite a perda de recursos para a gestão das saúde nos municípios

Publicado em: 02.12.2021 às 11:13 Última atualização: 02.12.2021 às 11:14

Em nota divulgada nesta quarta-feira (1°) a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) disse esperar soluções definitivas por parte do Governo do Estado a respeito dos repasses para a saúde.

Prefeitos da região querem mudanças no Programa Assistir
Prefeitos da região querem mudanças no Programa Assistir Foto: Granpal/Reprodução
O texto é motivado pelo fim do prazo inicial estabelecido pela Granpal para que o Executivo modifique pontos do Programa Assistir, aposta de Eduardo Leite (PSDB) para a área da saúde, mas que tem gerado polêmica entre os gestores municipais.

Prefeitos da Granpal afirmam que, caso o programa siga em frente sem mudanças, os municípios da região perderão R$ 205 milhões anuais em verbas para a saúde. Após uma reunião com o Governo Estadual, os prefeitos deram um prazo até o dia 30 de novembro para que a gestão Leite apresentasse mudanças. Mas, neste meio tempo, foi anunciado um prazo de dois meses para que o Assistir entrasse em vigor, o que deu um tempo para o governo.

O prazo maior também é resultado da criação da Comissão de Representação Externa para tratar sobre o programa Assistir na Assembleia Legislativa. Lançada no dia 23 de novembro, ela tem duração prevista de 30 dias, mas a presidenta da Comissão, deputada Patrícia Alba (MDB) garante que deve terminar os trabalhos antes.

Com isso, o Legislativo do Estado também entrará na briga para que o governo Leite modifique o texto original do Programa Assistir. No dia do lançamento da Comissão, porém, os representantes da Granpal deixaram claro que se as tratativas políticas falharem, os prefeitos vão à Justiça para forçar o Executivo a modificar o texto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.