Uma espera de mais de duas décadas está prestes a chegar ao fim. Nesta sexta-feira (17), o governo do Estado assinou o início da obra de pavimentação da RS-373, que liga Santa Maria do Herval e Gramado.
Apesar da data oficial para que as máquinas efetivamente iniciem os trabalhos ainda não estar definida, a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel, diz que está confiante para que seja nos próximos dias. "É a realização de um sonho que a gente espera há mais de 20 anos."
Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a obra será fundamental para desenvolver o turismo. "A estrada tem um papel importante e a pavimentação vai criar ainda uma rota alternativa, beneficiando toda a região." Além de reduzir a distância entre capital e Serra em 20 quilômetros, a obra criará uma alternativa para a RS-239 e a RS-115, que compreendem Taquara e Três Coroas, em direção à Região das Hortênsias.
Entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes, o investimento de R$ 52,1 milhões será destinado para a pavimentação de 26,6 quilômetros, melhorando importante rota turística, nos altos da Serra, que atrai visitantes do País inteiro.
"Não fossem as reformas aprovadas com suporte da Assembleia, não estaríamos recebendo hoje prefeitos para celebração de convênios e contratos, mas sim para ouvir reivindicações. A agenda de reformas e privatizações, que propusemos e aprovamos, está viabilizando a retomada de investimentos no Estado. Ao investir nas regiões, possibilitamos que a economia gire, atraindo recursos e renovando, para seguir investindo em serviços para a população", afirmou. Leite anunciou ainda que, em breve, começam as discussões sobre nova etapa do Avançar na Infraestrutura.
Outra obra anunciada é a de acesso a Capão Bonito do Sul, pela RS-461. O aporte financeiro será de R$ 11,6 milhões. Serão pavimentados 7,5 km de um total de 11, entre a cidade e Lagoa Vermelha, na região nordeste. Com conclusão prevista para 2022, o governo afirma que a melhoria da infraestrutura vai favorecer o setor agropecuário, com destaque para a produção de soja, milho, trigo e feijão.