Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região POLUIÇÃO

Estiagem gera acúmulo de sujeira no Rio dos Sinos; veja vídeo

Autarquia vai levar questão à Secretaria do Meio Ambiente

Publicado em: 06.01.2022 às 09:19 Última atualização: 06.01.2022 às 10:54

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo parou a captação de água nesta quarta-feira (5) devido ao excesso de sujeira no Rio dos Sinos. Por volta das 15 horas, a coordenação de produção, que monitora a água captada, notou que os resíduos acumulados no leito do rio aumentaram a ponto de inviabilizar o tratamento.

Excesso de resíduos acumulados no Rio dos Sinos faz Comusa interromper captação
Excesso de resíduos acumulados no Rio dos Sinos faz Comusa interromper captação Foto: Comusa/Divulgação

A interrupção da captação durou cerca de três horas e foi feita para evitar a contaminação da água que já estava sendo tratada. Segundo a bióloga Luciane Maria, “devido à estiagem, a sujeira se acumula no leito do rio e, quando temos chuva, ela é arrastada e acaba afetando a água que captamos."

A diretora-geral da autarquia, Andréa Braun, deve levar a questão à Secretaria do Meio Ambiente ainda nesta semana para averiguar o ocorrido."É preciso conscientizar a população a não despejar seu lixo no rio e nas ruas, que também acabam parando no rio e contaminando a água", comenta. "Paramos a captação por, pelo menos 3 horas, e, se continuasse por mais tempo, poderia ter afetado o abastecimento da cidade. O que podemos pedir, nesse momento, é conscientização da nossa comunidade", conclui Andréa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.