Nesta quinta-feira (6), a comunidade religiosa mais antiga de Novo Hamburgo completa 190 anos. Em comemoração, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho promove um concerto a partir das 20 horas.
"Teremos uma celebração aberta à comunidade e um concerto", destaca o presidente da Comunidade, Gerson Schneider. A capacidade de público é de 350 pessoas e todas devem usar máscara. O evento é gratuito.
A restauração começou em outubro pelas mãos do organeiro argentino Adrián Terraza, com apoio do pianista venezuelano Adrián Peraza. Cabe a um organeiro construir e consertar órgãos.
Terraza começou a aprender o ofício aos 13 anos num mosteiro beneditino de Rosário. De lá para cá, estudou com referências da área no país natal e na Itália, tornou-se mestre em Música pela UFRGS e também organista, ou seja, também sabe tocar o instrumento. Por isso, ele irá se apresentar no concerto comemorativo.
O especialista destaca a complexidade do órgão. "Diferente de um piano, que é um instrumento de corda, este aqui é de vento. Precisa saber combinar os sons. Este órgão tem mais de 800 tubos, que são manejados por diferentes teclados. Este exemplar possui três teclados, mas pode ter até sete. É como se fosse uma orquestra num único instrumento musical."
Concerto de aniversário