Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PANDEMIA

Festas e eventos são cancelados na região devido ao aumento dos casos de Covid

Municípios estão divulgando cancelamentos de eventos ou alterando a programação dos que estão em andamento

Por Susi Mello
Publicado em: 14.01.2022 às 03:00 Última atualização: 14.01.2022 às 13:05

Com o cenário da pandemia, municípios da região já estão divulgando cancelamentos de eventos do calendário cultural ou alterando a programação dos que estão em andamento.

Nesta semana, Campo Bom anunciou o cancelamento da Copa de Futebol Pequeno Gigante, que ocorreria de 22 a 29 deste mês, qualquer grande show no 63º Aniversário de Campo Bom, em 31 de janeiro, e o 43º Rodeio Nacional de Campo Bom, que estava marcado para os dias 3 a 13 de março.

Ainda no Vale do Sinos, o Kerb in Ivoti não foi organizado no final de 2021 como forma de prevenção e, portanto, não ocorrerá em janeiro, como era tradicional. A próxima grande programação do município está prevista para maio, que é a Feira do Mel, Rosca e Nata.

Em Morro Reuter, a prefeita Carla Chamorro informou que uma reunião na próxima terça-feira (18) avaliará com os produtores de lavanda a realização da 4° Festa Nacional da Lavanda.

No Litoral Norte

No Litoral Norte também foram tomadas medidas de cancelamentos. A assesoria de Tramandaí informou que os eventos promovidos pela prefeitura não serão realizados. "A princípio foi suspensa qualquer atividade realizada pela prefeitura", diz a nota. Em Imbé, a assessoria diz que não há nenhum evento programado, exatamente por causa da Covid.

A prefeitura de Osório publicou decreto em que cancela eventos públicos e veda a utilização de espaços públicos para fins de utilização coletiva, sendo que os eventos particulares que evolvam aglomeração de pessoas deverão ser previamente analisados e autorizados.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo, Eduardo Pellegrini, diz que o decreto tem validade de 17 a 31 de janeiro, mas alguns eventos deste final de semana já não ocorrerão. Feira do livro, bazar cultural e shows do caminhão do Sesc, exemplifica, não ocorrerão. "A administração pública entende que não pode proporcionar ao público eventos que gerem grandes aglomerações", salienta, acrescentando que as festas de final de ano foram relevantes para aumento de casos, como em Atlântica Sul onde o aumento de testados foi de 40%.

A precaução, acrescenta, continua para outros meses. O 39º Rodeio Crioulo Internacional de Osório e 29ª Tafona da Canção Nativa, que aconteceriam em março, foram transferidos para maio, em data que será posteriormente divulgada.

Adequação

Em São Sebastião do Caí, a programação da Festa de São Sebastião 2022 teve mudanças. Segundo a prefeitura, até o dia 18 de janeiro, as atrações culturais, show, bandas, apresentações locais estão canceladas. Os lanches, com a venda de pasteis, cachorro-quente, salada de frutas, bebidas, são servidas na modalidade drive thru. A programação religiosa, com novena e missa festiva e missas dos dias 21 a 23 de janeiro serão mantidas desde que os fieis usem máscara e álcool gel.

Festa de São Sebastião sem shows, atrações culturais e apresentações locais
Festa de São Sebastião sem shows, atrações culturais e apresentações locais Foto: Prefeitura São Sebastião do Caí

Mantidos

Em Dois Irmãos, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, até o momento, todos os eventos do calendário turístico e cultural estão mantidos. A prefeitura acompanhará as orientações das demais autoridades sanitárias para avaliar a possibilidade de transferir ou cancelar qualquer evento. Toda a programação prevista está sendo feita seguindo as normas sanitárias atuais.

Em Taquara, a programação da Feira da Melancia está mantida para o próximo final de semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.