Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região EDUCAÇÃO

Estudantes da região são destaque em olimpíada nacional de matemática

Jovens de Novo Hamburgo e de Sapiranga obtiveram bons resultados na 16ª Obmep

Publicado em: 24.01.2022 às 06:00 Última atualização: 24.01.2022 às 18:01

Estudantes da região foram destaque na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Além de Novo Hamburgo, jovens de Sapiranga obtiveram boas colocações.

Alunos da Escola Professora Adolfina Diefenthäler que participaram da competição
Alunos da Escola Professora Adolfina Diefenthäler que participaram da competição Foto: Divulgação

A rede municipal de Ensino de Novo Hamburgo teve, ao todo, 26 estudantes e duas professoras de sete escolas entre os premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas. "É sempre motivo de orgulho para a cidade termos estudantes e professores entre os medalhistas e premiados de eventos como a Olimpíada de Matemática. Estas conquistas são resultados do nosso comprometimento com a aprendizagem dos estudantes", define a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Entre os destaques hamburguenses estão um medalhista de ouro e de prata, cinco de bronze e 19 menções honrosas. Outro destaque é a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Adolfina Diefethäler, que além de 16 estudantes entre os vencedores, também conta com duas professoras premiadas.

Esta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas contou com a inscrição de 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. As provas da segunda fase da competição aconteceram em novembro do ano passado.

Em Sapiranga, 41 jovens entre os melhores

A rede municipal de Educação de Sapiranga também é destaque na 16ª Obmep. São 41 os estudantes que receberam medalhas e menções honrosas na última edição da competição que ocorreu entre os meses de junho e novembro de 2021.

Lorenzzo Escaim e Yago Barbosa Zabozot Sky
Lorenzzo Escaim e Yago Barbosa Zabozot Sky Foto: Arquivo pessoal

Os estudantes Lorenzzo Escaim, 13 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle, e Yago Barbosa Zabozot Sky, 14, da Emef Pastor Rodolfo Saenger, conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada.

As provas da Obmep ocorrem em duas fases e consistem em testar as habilidades matemáticas que são trabalhadas em sala da aula por meio de situações-problemas. O nível das questões é altíssimo e a disputa acirrada, pois participam alunos do País inteiro.

Esses bons resultados são frutos de muito trabalho da rede municipal de ensino, já que todas as escolas são estimuladas a participarem da Olimpíada e focam suas atividades em resolução de problemas com projetos e ações que desenvolvem o raciocínio.

Ampla participação

A Pastor Saenger, de Sapiranga, conquistou a colocação de Escola Destaque na Obmep devido à grande participação de alunos e conquistas de medalhas. Para a diretora, Andréia Fleck, estar na Olimpíada é um sonho para muitos alunos. "Há muitos anos a Escola Pastor se destaca. Em 2018 já recebemos o primeiro ouro do município e agora repetimos a façanha. Nossa função é estimular e apoiar o trabalho dos professores e dar condições para que trabalhos como esse sejam feitos", explicou ela, que lembra que este é um mérito dos professores que instigam os alunos. A escola Pastor receberá um diploma, já que foi premiada em anos anteriores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.