Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Ações preparam a inauguração do Memorial da Antiga Matriz em Dois Irmãos

Espaço cultural em Dois Irmãos deve abrir ao público no final de março e já está treinando multiplicadores

Publicado em: 17.02.2022 às 12:00 Última atualização: 17.02.2022 às 12:37

Previsto para inaugurar no final de março, o Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel, em Dois Irmãos, já está em processo de capacitação. Durante a semana ocorreram encontros para formação de multiplicadores e capacitação de professores.

Uma das reuniões para preparação dentro do projeto
Uma das reuniões para preparação dentro do projeto Foto: Leonardo Boufleur/PMDI

O memorial vai reunir acervo que registra parte da história de 150 anos deste patrimônio cultural, com exposição física e virtual permanentes. No verão já houve uma visita temática, durante a qual diretores, vice-diretores e coordenações pedagógicas da rede municipal de ensino conheceram a proposta em seus aspectos históricos, sociológicos, antropológicos e museográficos.

O memorial terá uma exposição interativa (acessada em um totem) e uma exposição física. Também está em desenvolvimento um site, com o mesmo acervo do totem.

Formação de multiplicadores para o memorial
Formação de multiplicadores para o memorial Foto: Leonardo Boufleur/PMDI
"No meio digital, teremos a exposição completa, com todos os registros pesquisados que contam a história deste patrimônio cultural e histórico que é a Antiga Matriz. Já no espaço físico, teremos a exposição de alguns itens, principalmente peças sacras que eram usadas na época em que o local funcionava como a igreja matriz da cidade", explica a coordenadora do Espaço Cultural Antiga Matriz, Vera Maria Rausch.

A gestora cultural Luana Khodja ressalta que o memorial ainda não está pronto. "Estas são ações prévias, preparatórias ao lançamento, que acontecerá no final de março", destaca.

Prédio foi inaugurado em 1880 e é Patrimônio Cultural do Estado

Inaugurada em 1880, a Antiga Matriz foi o centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da comunidade católica de Dois Irmãos até 1975, quando foi desativada como templo religioso e substituída por uma nova construção. Iniciava-se ali a mobilização para impedir sua destruição. Em 1982, um abaixo-assinado com quase mil assinaturas solicitava o tombamento como Patrimônio Cultural do Estado, o que ocorreu em agosto de 1984. A incorporação do prédio ao município de Dois Irmãos se consolidou em 1991, através de uma permuta da prefeitura com a Mitra Diocesana.

Em 2010, através de convênio firmado com a prefeitura, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos passou a administrar o espaço cultural e, desde então, vem encaminhando projetos de qualificação e modernização.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.