Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CULTURA

Memorial abre para visitação em Dois Irmãos

Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel vai receber os visitantes a partir do final de semana

Publicado em: 01.04.2022 às 05:00

A partir deste final de semana, o público poderá conhecer o novo Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel, em Dois Irmãos. E uma das curiosidades do novo acervo exposto são as peças que foram retiradas do lixo para serem recuperadas, no processo de resgate da memória local. São as antigas vestimentas dos padres, agora emolduradas em um espaço nobre. O mezanino foi remodelado para receber parte do acervo físico, composto principalmente por itens usados na liturgia da antiga igreja.

Totem interativo ajuda a entender a história do templo
Totem interativo ajuda a entender a história do templo Foto: Leonardo Boufleur/PMDI

As novas áreas de exposição física ficam no mezanino e no 3º andar, na parte inicial da torre, com sua aconchegante textura de tijolos e iluminação especial. No térreo, expositores fixos contam a história da igreja e um totem interativo apresenta toda a memória da Antiga Matriz.

O projeto do Memorial foi desenvolvido pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI). "Nosso objetivo era apresentar parte da história da colonização alemã no Rio Grande do Sul e dos 150 anos deste patrimônio da cidade e região, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae)", diz a presidente da AAPHeCDI, Ingrid Arandt. Para isso, foram executadas três etapas distintas: pesquisa e constituição de acervo, implantação (ocupação física e virtual), e apresentação à comunidade (realizada com diversas visitas e oficinas para multiplicadores entre fevereiro e março).

A visitação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de agendamentos, aos sábados e domingos, das 13 às 17 horas. Grupos e escolas podem agendar horário com visitação guiada pelos telefones (51) 3564-8834 (prefeitura) ou (51) 99560-1968 (Vera Rausch). Mais informações: memorial.espacoculturalantigamatriz.com.br.

O Espaço Cultural Antiga Matriz fica na Avenida São Miguel, 434, no Centro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.