Quem viu a família Malessa, de Sapucaia do Sul, com as mãos cheias de sacolas pelos corredores da Fenac, onde ocorre a Loucura por Sapatos, nem imagina que o passeio da família começou apenas com a proposta de tomar um chope no Festival das Cervejarias Artesanais, que ocorre junto do evento. "Viemos procurar diversão e encontramos itens muito interessantes e com preços muito bons", conta a professora Ângela Malessa, 54 anos, ao lado do marido José e dos filhos Christian e Francine.
Nas sacolas havia acessórios, roupas e os protagonistas da feira: os sapatos. "Os preços estão atraentes, abaixo do que normalmente vimos por aí, além da praticidade de estar tudo em um mesmo ambiente, o que torna a procura mais agradável", explica Ângela, acrescentando que o que mais atrai a família são os itens em couro, "pela durabilidade".
As amigas Melissa Gutheil, 20, e Ianca Ludwig, 26, de Estância Velha, também aproveitaram o domingo para fazer compras. "Procuramos principalmente por botas, já que os preços aqui sempre são bons", explicam.
Mesmo ainda sem um balanço do números de visitantes nos primeiros dias do evento, para a coordenadora da Loucura por Sapatos, Adi Jeckel, é só passar o receptivo da Fenac que se percebe que o público está aproveitando toda a estrutura da feira. "Vemos os espaços todos ocupados e as pessoas saindo com suas sacolinhas, aproveitando as ofertas e a variedade. Nestes primeiros dias, o movimento tem sido contínuo desde a manhã e segue até a última hora de compras", pontua.
Ela explica que o retorno é positivo tanto do lado de quem vende quanto de quem consome: "O expositor está vendo resultado nas vendas e o visitante que sai com sua compra, é sinal de que encontrou algo que procurava, seja em calçados, roupas, acessórios ou utensílios", pontua.
A relação afinada entre consumidor e expositor resultou em corredores cheios. O expositor Thiago Breda relatou que precisou fechar as portas do seu estande em determinados momentos, tamanho era o número de clientes dentro do espaço. "Vendemos mil pares (de tênis) só nos dois primeiros dias."
Eventos: Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais
Quando: até 17 de abril, das 10 às 21 horas. O Festival de Cervejas Artesanais ocorre de segunda a sexta-feira das 16 às 22 horas e sábado, domingo e feriado, das 10 às 22 horas
Local: Fenac, em Novo Hamburgo
Ingresso: 6 reais (meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos; menores de seis anos estão isentos)
Estacionamento: 10 reais