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Scheffler chega aos 60 anos hoje renovada e mais digital

Transformação é liderada por Remi e Aline Scheffler, pai e filha que, juntos, administram o negócio de joias, relógios e óculos

Grupo Sinos 360 I Conteúdo especial

A Joalheria e Óptica Scheffler chega aos 60 anos hoje, 12 de abril, com a segunda e terceira gerações no comando do empreendimento que leva o sobrenome da família. Remi e Aline, filho e neta do fundador, Waldo, dividem a gestão do negócio. Eles são os responsáveis pela estratégia que alçou a empresa a um novo patamar, focando em inovação sem deixar de lado diferenciais que fortaleceram a marca ao longo de sua trajetória.

O novo posicionamento vem sendo debatido há pelo menos meia década, mas as mudanças nos hábitos de consumo, muitas delas abruptas por conta da pandemia, aceleraram decisões. Assim, em setembro passado, a loja mudou de endereço, mas sem ir longe. Saiu de onde esteve por 59 anos na Rua Bento Gonçalves, em Novo Hamburgo, para se instalar no prédio ao lado - maior, mais funcional e adequado às novas estratégias baseadas em duas premissas: atender com mais conforto os clientes que visitam o local e aproveitar melhor os espaços, em especial para o núcleo de vendas digitais.

A troca de endereço veio acompanhada da nova identidade visual, com alterações significativas na logomarca. ‘‘Toda transformação faz parte do planejamento vinculado ao processo de inovação desta jovem de 60 anos. A nova cara mistura modernidade com leveza’’, salienta Remi, acrescentando: as mudanças vão muito além da estética e tratam de inserir a Scheffler de maneira definitiva também no universo digital. ‘‘Além de permitir atender aos clientes com mais conforto, a nova estrutura contempla espaços mais adequados às necessidades operacionais e de gestão’’, completa Aline.

Entre as áreas que receberam espaço físico maior está justamente a da operação on-line. ‘‘Sempre entendemos que o e-commerce seria cada vez mais forte. Estamos aprendendo muito e nos cercando de profissionais que nos consigam ajudar. É um mercado que muda muito e tem que estar permanentemente antenado. As regras do jogo mudam com o jogo acontecendo’’, salienta Aline. Especialistas em marketing, redes sociais e fotografia digital estão envolvidos no processo que inclui um site funcional e intuitivo, além do canal de vendas pelo WhatsApp.

Modernização inclui equipamentos ópticos

No acirrado mercado de venda de óculos de sol e de grau, a Scheffler aposta em dois diferenciais: a força de sua marca no comércio da região e, claro, na modernização, com a incorporação de aparelhos mais avançados. ‘‘Temos equipamentos para fazer lentes 100% personalizadas, as chamadas lentes 4K, que levam em consideração não apenas o grau, mas como a pessoa usa o óculos, considerando aspectos como distância da leitura, movimento dos olhos e o olho dominante’’, explica Aline, formada em Técnica em Óptica desde 2011.

Por dentro da estrutura

Scheffler

Óculos
A loja segue a tendência do mercado, pulverizado por muitas marcas nacionais e importadas, vendendo produtos de grifes como Prada, Dolce & Gabbana e Empório Armani, entre outras.

Scheffler

Relógios
Os relógios, sejam de pulso, de bolso ou de parede, são uma atração especial na loja. Entre os destaques estão os produtos de marcas importantes como Technos e Orient.

Scheffler

Joias
Nas joias, anéis e alianças se destacam. Em 60 anos, aliás, a empresa acumula histórias de famílias que casaram pessoas de diferentes gerações com alianças adquiridas na Scheffler.

SAIBA MAIS

Com a ideia da nova plataforma de e-commerce norteando decisões estratégicas, outras mudanças significativas estão sendo implementadas. A empresa recentemente adotou um novo sistema de gestão. O foco é a digitalização total do serviço, eliminando o papel dos processos.

A loja vende, ainda, canetas, com destaque para a marca Crown, além de bombas e cuias para chimarrão com materiais diferenciados.

Entre 70 e 100 pessoas são atendidas diariamente.

Endereço - Bento Gonçalves, 2244
Telefone - (51) 3595-2998
WhatsApp - (51) 993153211
E-mail - sac@scheffler.com.br
Instagram - @joalheriascheffler
Facebook - JoalheriaScheffler
Site - joalheriascheffler.com.br

História da Scheffler envolve três gerações e memórias que emocionam

Waldo e Amália com Aline nos 15 anos dela. Aos 16, a neta ingressou na empresa e por dois anos conviveu também no trabalho com o avô.

Waldo e Amália com Aline nos 15 anos dela. Aos 16, a neta ingressou na empresa e por dois anos conviveu também no trabalho com o avô.

Durante uma recente viagem de trabalho, os quase 700 quilômetros entre Novo Hamburgo e o destino acabaram se transformando em uma espécie de túnel do tempo. É que, com tanta estrada pela frente e já envolvido nos preparativos dos 60 anos da loja, Remi Scheffler inevitavelmente se viu emocionado e pensando no pai, Waldo, fundador da joalheria e seu mentor no universo dos relojoeiros.

Aliás, o compromisso na simpática São Bento do Sul, no planalto norte catarinense, era justamente por conta da profissão que herdou do pai: entregar um carrilhão. O valioso item, com 2,10 metros de altura, passou por uma minuciosa manutenção feita por Remi. Com tudo em ordem, ele colocou o relógio no próprio carro por dois motivos: o receio de enviar por transportadora algo que requer tanto cuidado e a necessidade de remontar e testar a peça na casa do cliente.

Nas recordações embaladas pela 101, o empresário que hoje administra a Scheffler ao lado da filha revisitou a própria infância, lembrando do olhar curioso que tinha ao mirar Waldo consertando relógios. Fundada em 12 de abril de 1962, em uma sala da Rua Bento Gonçalves, a loja cresceu e fez sucesso vendendo produtos novos e reparando peças danificadas pelo tempo.

Na viagem, também veio à memória flashes dos anos 70. Nessa década, com o negócio já consolidado e Remi entrando na adolescência, o que era até então um lugar de aventuras e brincadeiras se transformou em local de trabalho. Convocado por Waldo, aos 14 anos ele virou funcionário. Foram quase 30 anos de convivência, parceria e ensinamentos no balcão e, especialmente, na oficina.

Enquanto acelerava de forma cautelosa por conta da carga, Remi ainda lembrou que a filha, Aline, também começou cedo. Ela entrou na loja como balconista, aos 16 anos, virando depois gerente e liderando uma das grandes transformações do negócio, com a introdução do segmento de óculos em 2011. Hoje, filha e pai dividem o comando da empresa para orgulho de outra personagem importante: dona Amália, viúva do fundador e que por décadas também trabalhou na joalheria, levando junto o então pequeno Remi. Aos 88 anos, sempre que pode a matriarca visita a loja. Waldo faleceu em dezembro de 2002, aos 68 anos, deixando o legado da empresa e uma série de realizações comunitárias por conta de seu intenso trabalhou social. Ele foi, por exemplo, um dos criadores da Abefi, entre outras importantes iniciativas.

RECORDAÇÕES

Remi, em primeiro plano, e Waldo na oficina de relógios que dividiram por quase 30 anos.

Remi, em primeiro plano, e Waldo na oficina de relógios que dividiram por quase 30 anos.

A fachada da Scheffler em janeiro de 1973

Em janeiro de 1973, a fachada já ostenta uma placa com destaque para a tradicional marca Technos.

A fachada da Scheffler nos anos 90

Na foto do anos 90, dois detalhes: a evolução da fachada e do modelo de carro estacionado em frente à loja.

Joias são capítulo especial na relação com clientes

As alianças de noivado e casamento e os anéis e correntes de formatura são um capítulo especial da Scheffler. Em seis décadas, um incontável número de famílias foi e voltou à loja para escolher peças carregadas de valor sentimental. ‘‘Esse é um aspecto que sempre nos marcou. Meu pai, eu e depois também a Aline, sempre tivemos um carinho especial por esses clientes que nos procuram para adquirir algo que vai simbolizar uma união, como nos noivados e casamentos, ou uma conquista, como ocorre quando alguém escolhe um anel ou corrente para presentear um formando’’, conta Remi.

O conceito de família na relação com a equipe

A relação estabelecida com os funcionários que atuam na linha de frente ou nos bastidores da empresa passa pelo conceito de família que Waldo, o fundador, preservou nas quatro décadas em que comandou o negócio. ‘‘Tratamos nossos colaboradores como pessoas da família. Sempre digo que uma vez na Scheffler, sempre família Scheffler’’, conta Aline, acrescentando outra questão bem importante no cotidiano do trabalho. Em uma área em permanente transformação, há um cuidado especial para que a equipe de colaboradores possa se manter bem atualizada.

A LINHA DO TEMPO

A sede da primeira joalheria, ainda em Rolante

1953 - A história começou nove anos antes, quando Waldo e o irmão, Armindo, abriram uma primeira loja em Rolante.

1962 - Em 12 de abril, a Joalheria Scheffler nascia oficialmente, em Novo Hamburgo, com Waldo e Armindo de sócios.

1968 - Os irmãos decidiram que cada um teria sua loja. Waldo ficou com a Scheffler fundada em 62 na Bento Gonçalves.

1974 - Remi, que desde criança ficava boa parte do dia na loja, passou a consertar relógios profissionalmente e nunca mais parou.

Scheffler

1978 - Permanentemente orientado por Waldo, Remi foi o primeiro relojoeiro da região habilitado a consertar relógios quartz após fazer curso especial.

2000 - Em julho, então com 16 anos, Aline passou a trabalhar na Scheffler como funcionária.

2010 - Já experiente e na condição de sócia, Aline assumiu a função de gerente.

Scheffler

2011 - Com Aline formada em Técnica em Óptica, a Scheffler passou a vender óculos de sol e de grau em setembro. Para valorizar o novo segmento, o empreendimento alterou o nome e passou a se chamar Joalheria e Óptica Scheffler.

2014 - A Scheffler recebeu o Certificado Varilux Especialista, concedido pela multinacional Essilor, pelo alto nível do trabalho.

2021 - Depois de 59 anos no mesmo local, a Scheffler inaugurou sua nova estrutura, mais ampla, funcional e moderna, no endereço ao lado.

2022 - O negócio criado por Waldo Scheffler chega aos 60 anos!

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