Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região REGIÃO METROPOLITANA

Atendimentos de emergência pediátrica são suspensos no Hospital Universitário de Canoas

Segundo a prefeitura, lotação causada pela alta demanda e falta de profissionais causam o problema

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 22.05.2022 às 21:39 Última atualização: 22.05.2022 às 21:39

O anúncio da suspensão temporária do atendimento no setor de emergência pediátrica do Hospital Universitário (HU) de Canoas, anunciada pela casa de saúde na manhã deste domingo (22), mobiliza a prefeitura de Canoas, em busca de solução para o problema. Segundo nota do município, os serviços de maternidade, UTI infantil e internação pediátrica seguem operando normalmente. A suspensão deve durar até que as condições de atendimento sejam reestabelecidas.

A medida foi anunciada em razão superlotação em subsetores da ala pediátrica que refletem no atendimento, aliada à escassez de profissionais de pediatria. 

Reunião

Ainda neste domingo o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, realizou reunião com os secretários da Saúde, Eloir Vial, do Planejamento e Gestão, Cristina Santos Tietbohl, e com o Procurador-Geral do Município, Cesar Augustus Collaziol Palma, para tratar do problema.

“A Prefeitura Municipal está empenhada em resolver a situação do atendimento pediátrico no Hospital Universitário (HU) e busca alternativas para que o atendimento não seja prejudicado”, escreveram em nota publicada durante a tarde.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é para que os pais ou responsáveis levem as crianças diretamente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Boqueirão e Rio Branco, onde serão atendidas por médico ou enfermeiro, com apoio de pediatra na própria unidade, mas ressalta que a alta demanda faz com que o tempo de espera seja maior que o considerado ideal.

Na nota, a prefeitura afirma ainda que, nos últimos anos, tem diminuído a oferta de pediatras no mercado de trabalho e destaca que a procura pela especialidade e o interesse dos profissionais em trabalhar no Sistema único de Saúde (SUS) tem sido menor que em outros anos.

Endereços/telefones das UPAs

UPA Boqueirão
Horário: diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Boqueirão, 2901 – Bairro Guajuviras
Telefone: 3463-6902

UPA Rio Branco
Horário: diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Cairú, 600 – Bairro Rio Branco
Telefone: 3415-4616

Outros locais relatam dificuldade

A dificuldade na contratação de profissionais da saúde, principalmente relacionada a especialidade pediátrica, já foi relatada por outros municípios da região, onde ocorre uma disputa pelos profissionais. A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo também relatou a dificuldade de contratação de pediatras para atuar da rede pública.

Em Campo Bom, em abril o Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, fechou o Centro Obstétrico por nove horas por falta de médico pediatra. Na ocasião, o diretor da instituição também alegou a dificuldade em encontrar profissionais especializados no mercado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.