Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região AGENDE-SE

Nova Petrópolis se prepara para receber o Festival Internacional de Folclore

Mais de 200 mil pessoas são esperadas na 49ª edição do evento que ocorre de 14 a 31 de julho

Por Débora Ertel
Publicado em: 30.06.2022 às 16:18

Para quem estava com saudades, o maior encontro de diversidade cultural da região está de volta. De 14 a 31 de julho ocorre o 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

2.ª princesa Thaís Paetzinger, rainha Maiara Marcon, 1.ª princesa,  Tainara Blauth, e o diretor de Cultura, Gilnei Mück, em divulgação do Festival do Folclore de Nova Petrópolis
2.ª princesa Thaís Paetzinger, rainha Maiara Marcon, 1.ª princesa, Tainara Blauth, e o diretor de Cultura, Gilnei Mück, em divulgação do Festival do Folclore de Nova Petrópolis Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Nesta quinta-feira (30), a corte do Festival formada pela rainha Maiara Marcon, 1.ª princesa Tainara Blauth e 2.ª princesa Thaís Paetzinger, acompanhadas do diretor municipal de Cultura, Gilnei Mück, visitaram o Jornal NH para divulgar a programação.

Uma das novidades deste ano é a realização do espetáculo “Cooperativismo em movimento”, com duas edições, em 15 de julho, na cerimônia de abertura, e 31 de julho, no encerramento. Serão mais de 300 artistas tomando a Rua Coberta para dar vida à atração, com roteiro de Edineia Werner.

O slogan escolhido para o festival é “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”, em alusão ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito. Outra alteração é que a praça de alimentação ficará na parte dos fundos da Rua Coberta, junto à feira de artesanato, aumentando a área para o público prestigiar às apresentações. A expectativa é que Nova Petrópolis receba durante mais de 200 mil durante o festival.

Além disso, o gabinete itinerante do governador Ranolfo Vieira Júnior também deverá despachar do evento em data a ser confirmada. Outras atrações são as noites culturais, 6.º Encontro de Soberanas, Sarau da Diversidade, Baile Infantil, Jogos Germânicos e Jogos da Diversidade e a Caminhada da Diversidade. Informações em www.festivaldefolclore.com.br.

Vestidos das soberanas

A rainha usa um traje da Boêmia, região europeia representada pelo seu grupo. Bastante colorido, o traje era usado em dias especiais de festa. Adornando sua cabeça, há uma delicada coroa de flores.

A 1ª princesa tem um vestido do estado alemão da Turíngia, mesmo local de origem da dança apresentada por ela no Baile de Escolha. Este é um traje festivo do vilarejo de Mielesdorf, na cidade de Scheiz. De cor escura, o conjunto conta com detalhes coloridos, como no lenço. O traje também é composto por uma touca em forma de capuz, com bordados.

A roupa da 2ª princesa é do vilarejo de Villanders, na região do Tirol, que faz fronteira com três países: Áustria, Itália e Alemanha. Essa característica multicultural está alinhada à proposta do Grupo de Danças Folclóricas Internacional, o qual a princesa representa. O avental é bordado e rebordado com pedrarias. O laço fica amarrado sempre na frente. Tem como adereço um chapéu com detalhes em gregas.

Apresentações artísticas 

Depois de dois anos, artistas do mundo inteiro se encontram na serra Gaúcha para brindar o público com uma série de apresentações gratuitas. Estão confirmadas a participação de 51 grupos, sendo 28 locais, oito regionais, oito nacionais e sete internacionais. Com destaque para o Saharsa, da Índia, que fará sua estreia no evento.

Grupos internacionais:

Pasión y Arte – Paraguay
Saharsa – Índia
Ballet Folklórico Pumas – México
Takina I Te Ahi – Chile
Ballet El Treból – Argentina
Ballet Ucraniano Roksolana – Argentina
Agrupación Folclórica Aires di Siecha – Colômbia

Grupos nacionais:

Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Pará
Grupo Folclórico Orzel Bialy – Santa Catarina
Grupo Sarandeiros – Minas Gerais
Associação Cultural Maria Bonita – Ceará
Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas
Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará
Índios Pataxós da Coroa Vermelha – Bahia
Francine Maria Pessoa Romão - The Voice Kids – Ceará

Grupos regionais:

Grupo Folclórico Russo Troyka – Campina das Missões
CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí
Grupo Tio Xico – Caxias do Sul
Grupo Folclórico Polonês Auresovia – Áurea
Grupo de Danças Folclóricas Alemãs – Feliz
Grupo Hayat – Ijuí
Cia Nadima Murad – Porto Alegre
Grupo Solowey – Canoas 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.