Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Ecossistema

Em busca de águas mais quentes para reprodução, baleias-francas são flagradas em Imbé

Biólogo afirma que é comum a presença desses animais entre os meses de junho e novembro nas praias do litoral gaúcho

Última atualização: 07.07.2020 às 11:32

As baleias têm uma função importante no ecossistema marinho. Algumas espécies, tem influência positiva no armazenamento global de carbono, e na saúde da pesca comercial. Em Imbé, no Litoral Norte gaúcho, ao menos duas baleias-francas foram flagradas navegando na tarde desta segunda-feira (6). Conforme o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA), Pedro Terra Leite, é comum a presença desses animais entre os meses de junho e novembro nas praias do litoral. “Elas vêm do Atlântico Sul ao Litoral brasileiro em busca de águas mais quentes para reprodução”, explica.

Em junho de 2014, Imbé foi a primeira cidade brasileira a assinar o Acordo Binacional da Rota da Baleia-Franca, em parceria com a cidade uruguaia de Punta Del Este, para desenvolvimento de uma ferramenta de conservação marinho-costeira, com o objetivo de cooperação científica e fomento à educação ambiental. Participam do acordo a Organización para La Conservación de Cetáceos (OCC - Uruguai) e o Projeto Baleias do Rio Grande do Sul.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.