Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PREVISÃO DO TEMPO

Sexta-feira tem vento e risco de temporais no RS; calor diminui

Depois de uma quinta-feira de calor histórico para essa época do ano, frente fria traz chuva ao Estado

Publicado em: 20.08.2021 às 08:27 Última atualização: 20.08.2021 às 08:28

Com o avanço de uma frente fria, o tempo muda nesta sexta-feira (20) em todo o Rio Grande do Sul. Depois do calorão de quinta-feira (19), quando as temperaturas ultrapassaram 35°C na região, hoje o calor perde força e o abafamento diminui. 

Sexta-feira inicia com muitas nuvens na região metropolitana. Registro feito em Novo Hamburgo Foto: João Ávila/GES-Especial

As fortes rajadas de vento, que atingem a região metropolitana de Porto Alegre nesta manhã, acontecem com a chegada das nuvens da frente fria e com a troca de massas de ar. Ou seja, o ar mais ameno substitui o ar quente e esta troca resulta no vento.

A chuva segue avançando do Oeste para a metade Leste. Existe risco de temporais acompanhados de raios, afirma a MetSul Meteorologia. Hoje, as temperaturas máximas devem ficar quase 10°C abaixo do que ontem.

Chuva e temperaturas

A frente fria que trouxe chuva inicialmente para Argentina e Uruguai, já trouxe raios na região de fronteira com o Uruguai e no Extremo Sul gaúcho no início da madrugada.

Os temporais se concentram especialmente nesta região. Nas demais regiões gaúchas, o dia deve permanecer com nuvens, mas não se descarta o aparecimento do sol aparece com nuvens antes da chuva. 

À medida que a frente avançar para a metade Norte, que inclui os vales, região metropolitana e Serra, o risco de temporais diminui. Ou seja, na grande Porto Alegre, o risco, segundo a MetSul, é de 'apenas chuva isolada'. Essas condições se dariam na parte da tarde.

Ainda de acordo com meteorologistas, na maioria das cidades da Metade Norte não chove nesta sexta e o tempo muda somente com aumento de nuvens e o vento virando para Sul.

Temperaturas

No Sul e no Oeste, por conta da chuva, a temperatura se mantém mais baixa e o dia deve terminar com marcas entre 11ºC e 13ºC. Por sua vez, na Metade Norte será outro dia quente, mas sem o calor intenso de hoje.

A temperatura pode atingir 30ºC a 32ºC no Noroeste, no Médio e Alto Uruguai, no Planalto Médio e nos Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre e região metropolitana, as máximas devem ficar entre 26ºC e 28ºC na maioria dos pontos; no fim do dia marcas devem ficar na casa dos 17ºC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.