Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul LOTES BLOQUEADOS

Após suspensão de lotes pela Anvisa, Saúde cancela envio de 300 mil doses de Coronavac ao RS

Estado havia informado previsão de recebimento de 299,4 mil doses do imunizante do Butantan nesta segunda-feira. Vacinas, porém, ficarão retidas até avaliação

Por Joyce Heurich
Publicado em: 06.09.2021 às 13:33 Última atualização: 06.09.2021 às 13:36

A entrega de uma nova remessa de Coronavac ao Rio Grande do Sul prevista para esta segunda-feira (6), com 299,4 mil doses, foi cancelada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o montante incluía um dos lotes bloqueados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último sábado (4), motivo pelo qual as doses ficarão retidas na Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi).

RS recebeu 2,9 mil doses de Coronavac de lote suspenso pela Anvisa Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Ao todo, cerca de 12 milhões de doses, pertencentes a 25 lotes, tiveram a aplicação proibida pela agência reguladora por terem sido envasadas em uma planta de produção não inspecionada. A medida vale por até 90 dias, período no qual a Anvisa irá avaliar as condições de Boas Práticas de Fabricação da planta fabril.

Segundo a SES, como parte desses imunizantes já havia sido distribuída aos Estados e municípios, a orientação é que eles sejam "mantidos em quarentena" na temperatura de 2°C a 8°C até a conclusão da investigação pela Anvisa.

RS recebeu 2,9 mil doses de lote suspenso

No dia 27 de julho, o Rio Grande do Sul recebeu 2,9 mil doses de um dos lotes suspensos (L202106038). As vacinas foram distribuídas a quatro Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) no dia 28. (Veja detalhamento abaixo). A SES não informou quantas dessas doses chegaram a ser aplicadas. 

As doses administradas deverão ser registradas nos sistemas de informação oficiais. Os usuários que receberam a vacina serão acompanhados durante 30 dias para avaliação de possíveis eventos adversos.

Os lotes já distribuídos e/ou aplicados estão sendo rastreados pelas equipes técnicas do governo do Estado e serão monitorados até definição final da Anvisa.

Veja a distribuição por CRS:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.