Uma forte nevada atinge o Sul da Argentina neste sábado (16), antecipando a queda das temperaturas na próxima semana no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, o ar frio deve ingressar no Sul do Brasil na próxima terça-feira (19), derrubando as mínimas no Estado.
Segundo a MetSul, dados do aeroporto de Ushuaia, na Argentina, apontam que a neve era forte no começo da tarde deste sábado (16), com termômetros oscilando entre 0ºC e 1ºC. Os flocos começaram a cair na cidade por volta das cinco da manhã.
O meteorologista Nacho Lopez Amorim, do Serviço Meteorológico Nacional, classificou o fenômeno como “impressionante” para a época.
TEMPO | Grande nevada na Terra do Fogo, no Sul da Argentina. Vídeo de @MarianoJDiez. Meteorologista @MeteoNacho do @SMN_Argentina descreveu evento como “impressionante” para a segunda metade de outubro. pic.twitter.com/QYGyq15Gdq
— MetSul.com (@metsul) October 16, 2021
Antes das quedas mais bruscas das temperaturas, a chuva atinge o Estado neste fim de semana. Conforme a MetSul, volumes de chuva elevados foram registrados neste sábado (16) na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte.
Em Capão da Canoa, a chuva se intensificou entre a noite de sexta e a madrugada de sábado, alangando ruas da cidade litorânea. (Veja nos vídeos abaixo).
Os altos volumes registrados nas nascentes neste sábado pode elevar o nível do Rio do Sinos. Segundo a MetSul, porém, não é esperada uma cheia maior. Meteorologistas alertam, ainda, para a possibilidade dequedas de barreiras em rodovias e deslizamentos de terra em áreas de relevo do Nordeste gaúcho devido à continuidade da chuva.
No domingo (17), o tempo deve seguir instável, com precipitações mais concentradas no Litoral Norte,Norte e Leste da Serra.
TEMPO | Alagamentos tomaram conta das ruas do Centro de Capão da Canoa com a chuva muito intensa. Vídeo do Capão Denúncias. pic.twitter.com/uiwGCDwcTm
— MetSul.com (@metsul) October 16, 2021