Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul NOVA GESTÃO

Em disputa com recorde de votos, Leonardo Lamachia é eleito presidente da OAB/RS

Na subseção de Novo Hamburgo, eleição teve chapa única e manteve o advogado Carlos Eduardo Braun na presidência

Publicado em: 22.11.2021 às 21:30 Última atualização: 23.11.2021 às 10:06

O advogado Leonardo Lamachia venceu a eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) para sucessão do atual presidente Ricardo Breier. O pleito, realizado nesta segunda-feira (22), ocorreu pela primeira vez em formato híbrido e virtual. As 106 subseções do Estado também elegeram suas diretorias.

Chapa 1, liderada por Lamachia, foi eleita com mais de 60% dos votos
Chapa 1, liderada por Lamachia, foi eleita com mais de 60% dos votos Foto: OAB/RS/Divulgação
A eleição de 2021 foi a maior da história da OAB/RS, com 48.198 votos registrados. O candidato vencedor, Leonardo Lamachia, recebeu 29.502, representando 70% de votos válidos. O segundo colocado, Paulo Torelly, recebeu 14.093 votos válidos (32,33%). Os votos brancos foram de 2.645, 5,49%, e nulos com 1.958 votos, e 4,6% do total. Compõem a chapa eleita Neusa Rolim Bastos (vice-presidente), Gustavo Junchem (secretário-geral), Karina Contiero (secretária-geral adjunta) e Jorge Luiz Dias Fara (tesoureiro).

Vice-presidente do Instituto dos Advogados do RS e conselheiro estadual da OAB/RS, Leonardo Lamachia é irmão de Claudio Lamachia, que comandou a entidade há 10 anos e foi o primeiro advogado gaúcho com inscrição no RS a presidir a OAB Nacional (triênio 2015-2018). 

“Assumo um compromisso com as demandas de cada colega de profissão em todo o Estado. Aliás, a nossa principal marca desde 2007 é o cumprimento de absolutamente todos os compromissos assumidos em campanhas. O primeiro ato da nossa gestão será instituir um programa de recuperação da advocacia para os colegas que sofreram com o cenário de crise econômica e paralisação dos processos durante a pandemia”, afirmou Lamachia, que será empossado em 1º de janeiro de 2022.

Sem mudança em Novo Hamburgo

A subseção Novo Hamburgo teve chapa única na votação, e manteve na presidência o advogado Carlos Eduardo Braun. A chapa ainda é composta por Juliana Cristina Martins da Silva (vice-presidente), Fabiana Pedroso Paz (secretária-geral), Simone Stoffel (secretária-geral adjunta) e Vinicius Martins Dutra (tesoureiro). Dos 1.512 votos registrados, os representantes receberam 1.177 (77,84%). A votação teve 228 votos em branco (15,08%) e 107 nulos (7,08).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.