Confirmando a previsão de meteorologistas, a chuva chegou à Região Metropolitana de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (25). Por volta das 16h30, o tempo virou em Novo Hamburgo, e a cidade foi atingida por raios, vento e chuva forte. (Veja no vídeo abaixo). Há chance de queda de granizo.
Meteorologista da MetSul, Estael Sias explica que o temporal é consequência de um ciclone extratropical que se formou no centro da Argentina e caminhou para o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Este fenômeno, em conjunto com a instabilidade registrada nessas regiões, criou condições propícias. “Certamente a gente vai ter algum alagamento hoje”, afirma Estael Sias, analisando o cenário de toda a região.
Terrível vendaval aqui na cidade de Canoas-Rs @metsul pic.twitter.com/Lsj2Jlt5qQ
— Márcia De Castilhos (@MarciaDCastilho) November 25, 2021
Pela manhã e no início da tarde, antes da virada no tempo, o sol e a sensação de abafamento predominaram, com temperaturas em torno de 30ºC.
Por volta das 17 horas, a assessoria de imprensa da Trensurb informou que os trens não estavam circulando nas estações de Novo Hamburgo e São Leopoldo. O motivo seria a falta de energia na subestação Sapucaia. A empresa disse que a manutenção já foi acionada, mas não deu previsão de normalização do serviço. Entre as estações Sapucaia e Mercado, os trens circulam normalmente.
Em Estância Velha, os moradores do Centro da cidade estão sem luz desde o começo do temporal por volta das 16h. Há também relatos de queda de árvores o bairro Lagoa Azul, mas não há incidentes mais graves como destelhamento.
Segundo a MetSul, por conta da mudança de clima, a sexta-feira já amanhece com temperaturas mais baixas, que devem se manter entre 21°C e 25°C ao longo do dia. Apesar do céu nublado, a previsão é que chova apenas durante a madrugada e no período da manhã. No entanto, a meteorologista alerta que o tempo "deve seguir instável."
"A previsão para esta sexta é de temperatura mais amena. Na verdade, oscilando menos do que em relação aos últimos dias. Isto muito em razão do predomínio das nuvens e, mesmo durante a tarde, quando a chuva vai diminuindo a sua intensidade, pode ocorrer garoa", adianta a meteorologista Estael Sias.
Durante o fim de semana, as temperaturas se mantêm abaixo dos 30°C. No sábado (27), o céu deve ficar nublado, com temperaturas entre 20°C e 24°C. "Alguma garoa isolada pode acontecer, em razão da circulação de vento em torno do ciclone - que vai estar se afastando, mas fica aquele vento girando e jogando umidade do mar em direção à faixa leste."
Já no domingo (28), as temperaturas devem ficar entre 20°C e 27°C. O céu deve ter variações entre períodos ensolarados e cobertos por sol.