Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul TRANSTORNO

Moradores da região ficam três dias sem luz por conta de temporal

Em pontos de Estância Velha e Novo Hamburgo, famílias estavam desde a última quinta-feira às escuras

Publicado em: 28.11.2021 às 19:15 Última atualização: 28.11.2021 às 19:55

O temporal da última quinta-feira (25) deixou mais de 200 mil pontos sem luz no Estado. No Vale do Sinos, na área de concessão da RGE, moradores relataram estar sem energia elétrica até a tarde deste domingo (28).

Em Estância Velha, na Rua Porto Lucena, no bairro Sol Nascente, o problema só foi resolvido depois das 18 horas. A comunidade passou três dias às escuras. "Foi uma coisa horrível. Todo mundo aqui no bairro tem poço artesiano, foi um caos porque não tinha nem onde pegar água. Eu tinha um familiar meu para eu levar as minha carnes para colocar no freezer, mas a maioria perdeu tudo", conta a técnica de enfermagem Rita Abatte.

A moradora diz que fez contato diversas vezes com a concessionária, mas que os prazos para o conserto não eram cumpridos. "Estamos abandonados aqui."

Procurada pela reportagem nesta tarde, a RGE informou, às 18 horas, que uma equipe com caminhão estava atendendo a ocorrência no local, executando a troca de um transformador.

Grupo se reúne na tentativa de abrir um buraco para a troca de poste
Grupo se reúne na tentativa de abrir um buraco para a troca de poste Foto: Vanderlei Luiz Moehlecke/Especial

Na Estrada da Saibreira, em Novo Hamburgo, situação parecida. Desde o temporal da última quinta até a tarde deste domingo, moradores enfrentaram transtornos por conta da queda de energia. Um grupo chegou a se reunir no local, perto do balneário Sítio da Cascata, para tentar abrir um buraco por conta própria que possibilitasse a troca do poste.

Sobre esse caso, a RGE informou que o atendimento foi concluído às 16 horas deste domingo e que o fornecimento de energia elétrica foi normalizado.

Conforme a concessionária, uma equipe prestou atendimento ainda no sábado, mas, por conta do solo rochoso, não foi possível concluir o serviço da troca do poste, pois, nessas condições, seria necessário um equipamento especial. A equipe instalou, então, uma tala de reforço no poste, e a substituição entrará no cronograma de obras da empresa.

Situação normalizada

Questionada pela reportagem sobre o número de pontos sem luz no Estado, a RGE informou, por volta das 18 horas, que fazia "atendimentos pontuais, sem volume de clientes desabastecidos".

Já a CEEE-D Equatorial afirmou que "todo o serviço em relação ao temporal de quinta foi normalizado".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.