Durante a manhã do primeiro dia de julgamento do caso Kiss, nesta quarta-feira (1º), o juiz presidente, Orlando Faccini Neto, realizou o sorteio dos jurados.
As 65 pessoas que haviam sido sorteadas previamente nos dias 3, 17 e 24 de novembro compareceram no Foro para participar da seleção. O magistrado fez a chamada de 25 nomes, que foram para uma urna. Sete deles, seis homens e uma mulher, foram definidos para compor o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri.
Chegaram a ser sorteadas sete mulheres, mas apenas uma confirmou-se como jurada. As demais foram recusadas pelas defesas. Cada defesa recusou três nomes. Essas recusas são imotivadas, ou seja, a lei não exige que os advogados apresentem uma justificativa.
Após o sorteio, os jurados selecionados puderam fazer contato com os seus familiares por uma última vez, antes de ficarem incomunicáveis. Durante o período de julgamento, eles não podem ter acesso a telefone, redes sociais, internet e nem se manifestar sobre o processo.
Ao final do julgamento, o Conselho de Sentença irá responder aos quesitos, decidindo pela absolvição ou não dos réus. Em caso de condenação, caberá ao Juiz Presidente fixar a pena. A decisão do júri é soberana, não podendo ser mudada.
Réus
Os quatro réus, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, sócios da Kiss, o músico Marcelo de Jesus dos Santos e o produtor Luciano Bonilha acompanharam a sessão ao lado dos seus defensores. Luciano chegou a passar mal na chegada ao Foro Central I, onde é realizado o julgamento, e precisou de atendimento médico.
Familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia da Boate Kiss chegaram junto, em silêncio, ao Foro Central. @jornalnh @abc103fm pic.twitter.com/TjEzQSdxyv
— Matheus Chaparini (@chaparinijornal) December 1, 2021
Eles respondem pelo crime de homicídio simples com dolo eventual consumado, no caso dos 242 mortos, e tentado, em relação aos 636 feridos no incêndio, que aconteceu em 27 de janeiro de 2013.
Neste primeiro momento do julgamento, os familiares das vítimas não estiveram presentes. Apenas participaram representantes do Ministério Público, das defesas e da imprensa.