A primeira vítima a depor no segundo dia de julgamento do caso da Boate Kiss foi Emanuel Almeida Pastl, de 27 anos. O sobrevivente relatou que na noite de 27 de janeiro de 2013 foi à boate, acompanhado do irmão gêmeo e de alguns amigos, para comemorar seu aniversário. À época, ele estudava Engenharia de Minas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mas seu irmão era universitário na Federal de Santa Maria, por isso escolheram o local.
Em seu depoimento, nesta quinta-feira (2), a vítima destacou que havia uma única porta de emergência na boate, o que dificultou a fuga quando o incêndio começou. Também afirmou que a porta de entrada e saída era a mesma. "Quando deu o princípio de incêndio, não soou nenhum alarme e não estava clara a rota de saída de emergência, também não teve iluminação", relatou.
"Com a presença de fumaça e a alta temperatura, pessoas entraram em estado de pânico, a iluminação se apagou e som também. Ficou uma situação terrível, realmente foi horrível", descreveu. "Puxei meu celular para tentar iluminar o chão, a iluminação de emergência não funcionou."
Emanuel continuou: "Bateram em mim, meu celular caiu no chão, bateram em mim de novo, eu caí no chão. Eu me lembro que ali [no chão] estava muito fresco e muito bom, mas fiz esforço para levantar, para continuar a evasão".
Como estava perto da porta de emergência, ele conseguiu deixar a boate momentos antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Ele estima que tenha levado de três a quatro minutos para sair do local. Na confusão, Emanuel perdeu de vista o irmão gêmeo, mas ele também conseguiu sair e sobreviveu.
"Fiquei hospitalizado, fui entubado. Fiquei com bronquiolite, uma doença pulmonar crônica, uma sensibilidade no pulmão. Tive síndrome do pânico, mas depois tudo estabilizou", contou.
Depoimento previstos para o dia
Na sequência, presta depoimento a vítima Jéssica Montardo Rosado. Para o início da tarde, estão previstos os depoimentos da testemunha de acusação Miguel Ângelo Teixeira Pedroso e das vitimas Lucas Cauduro Peranzoni, Érico Paulus Garcia e Gustavo Cauduro Cadore. Acompanhe a transmissão ao vivo.