A Sulgás começa a praticar nesta quinta-feira (13) os novos preços aprovados durante a semana pela agência reguladora. Os aumentos variam entre 10,7% e 31,6%, e valem para todos os clientes que recebem gás da empresa - o que inclui postos de combustíveis, indústrias e unidades residenciais no Rio Grande do Sul.
Com a alteração, o preço de venda do GNV aos postos de combustíveis passará de R$ 2,3740/m³ para R$ 3,0384/m³. Em nota, a Sulgás justificou a elevação com base na revisão dos contratos de distribuição que mantém com a Petrobras, além de o produto sofrer interferência internacional.
“O reajuste a ser aplicado neste mês de janeiro decorre dos altos preços do petróleo e gás no mercado internacional, da variação cambial e das novas condições comerciais apresentadas no fim de 2021 pela Petrobras, a ser aplicado sobre a molécula de gás natural para os novos contratos de suprimento firmados pelas distribuidoras de diversas regiões do país.” A estatal brasileira, responsável pelo fornecimento do gás, reajustou em 50% os contratos com a empresa distribuidora.
Somente na região dos vales do Sinos, Paranhana e Serra, a Sulgás tem atualmente mais de 14 mil clientes. Ainda em nota, a empresa afirma que busca novos fornecedores de gás, mas que, por ora, “a Petrobras segue como único agente ofertante com portfólio suficiente para atender as distribuidoras de gás canalizado.”