Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul INVESTIGAÇÃO

Prefeito gaúcho é vítima de quadrilha do golpe dos nudes

Político foi um dos alvos dos criminosos que se passavam por adolescentes e por policiais civis para pedir dinheiro e evitar a suposta prisão da vítima

Por Redação
Publicado em: 10.05.2022 às 07:41 Última atualização: 10.05.2022 às 08:22

Um prefeito gaúcho foi uma das vítimas extorquidas por quadrilha que aplica o golpe dos nudes. Uma operação da Polícia Civil fez buscas no começo da manhã desta terça-feira (10) contra os criminosos em Porto Alegre, Gravataí e Charqueadas (na Penitenciária Modulada Estadual); e em Florianópolis, Santa Catarina. As investigações apontam que dez pessoas integram o grupo responsável pelos golpes. Ninguém foi preso hoje.

O caso aconteceu em 2020 quando os criminosos pediram quantia em dinheiro ao político após a troca de foto íntimas com uma suposta jovem. 

O nome do político e a cidade onde ele atua não foram informados pelo delegado responsável pela investigação, o titular da 2ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Vinicios do Valle. Ele explica que a informação é mantida em sigilo e que a liderança não pagou pela extorsão.

Ao longo das apurações, a Polícia descobriu que as vítimas preferidas dos golpistas eram detentores de cargos públicos. 

A Operação Branché cumpriu seis ordens judiciais de busca e apreensão nesta manhã.

Como o grupo agia

Os criminosos entravam em contato com as vítimas pelas redes sociais. Os golpistas figiam ser jovens bonitas e aparentemente interessadas, que seduziam os homens e os convenciam a trocar fotos íntimas.

Mais tarde, essas mesmas vítimas eram contatadas por supostos policiais civis que exigiam valores em dinheiro por depósito bancário para não prendê-las ou iniciar um inquérito policial contra elas – o argumento era sempre o mesmo: as meninas eram menores de idade.

Falsas delegacias em Novo Hamburgo

Questionado nesta manhã, o delegado não falou se há alguma relação entre a operação de hoje com as falsas delegacias usadas para o golpe dos nudes descobertas em Novo Hamburgo, no bairro Canudos. 

Saiba mais:

Em áudios, golpistas do nudes fazem ameaças e debocham de advogado de vítima

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.