Publicidade
Opinião Artigo

Conservadorismo e liberalismo

Confira a opinião de Eugenio Amorim

Por Eugenio Amorim
Última atualização: 19.10.2019 às 05:00

Há campos verdes com maior ou menor quantidade de urtigas e rosetas. Com maior ou menor possibilidade danosa a quem pisar seu território. Assim deve ser a direita, contraposta à esquerda. Ser conservador é defender valores sociais e imprescindíveis, como a família, a religião, a propriedade privada, a punição aos criminosos e a probidade administrativa. Ser liberal diz com o campo econômico. Tem a ver com o desejo de um Estado mínimo, que não interfira no bom empreendedorismo e nas relações humanas. As coisas não podem ser confundidas! O indivíduo pode ser conservador ao extremo e também liberal, mas compreender que mesmo o liberalismo deve ter algum controle, sob pena de estabelecer-se a ditadura do poderio econômico e a injusta exploração do ser humano.

Ser de direita e conservador pode implicar no reconhecimento da necessidade de um Estado menos interventor, que cobre menos impostos e que seja menos burocrático, que se mantenha nos setores fundamentais de forma predominante. Desta forma, jamais poderiam estar na exclusividade da iniciativa privada e sim de forma complementar ao que o Estado deve oferecer. De resto, o Estado deve estar fora e permitir que a iniciativa privada funcione na sua plenitude. Não se deve permitir uma completa liberdade nas relações empregador × empregado.

Não esqueçamos que o marxismo - essa coisa do mal - ganhou força com o capitalismo selvagem - outra coisa do mal - após a revolução industrial do século 19, com os movimentos sindicais e o aproveitamento da massa explorada por doutrinadores demoníacos. A esquerda só cresceu com os abusos da direita. Portanto, capitalismo sim, direita sim, mas com algum controle para não perder o prumo ou virar o fio, fazendo surgir a exploração injusta dos humanos e por trás os aproveitadores marxistas.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.