Publicidade
Opinião Editorial

Uma grande oportunidade

Última atualização: 19.10.2019 às 05:00

A diversificação da atividade econômica da região passa obrigatoriamente pela busca de alternativas que ofereçam oportunidades além da indústria, comércio e serviços. Estes setores, obviamente, são extremamente importantes, gerando emprego e renda para milhares de famílias. Mas é preciso sempre buscar novos horizontes.

Neste sentido, o turismo se apresenta cada vez mais como algo que se deva valorizar e fomentar. Por isso, é muito salutar o movimento feito pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) para a criação do Vale Germânico. O reconhecimento formal veio por meio de recente portaria publicada no Diário Oficial da União e o lançamento se dará no mês de novembro.

O Vale Germânico abrange nove municípios do Vale do Rio dos Sinos, tem como fundamento o fato destas cidades terem a imigração alemã como característica comum e, com essa nomenclatura, acredita-se, reforça seu apelo turístico. Os apelos, aliás, são muitos. Gastronomia, história local, costumes, cultura de uma forma geral, arquitetura e as próprias belezas naturais, entre outros aspectos, dão vida ao Vale Germânico, fazendo dele uma rota com grande capacidade de atrair pessoas e, com isso, fomentar a economia. Neste sentido, portanto, a iniciativa dos prefeitos reunidos na associação deve ser saudada porque mostra o compromisso deles com algo que será muito benéfico.

Evidente que a simples nomenclatura não é suficiente. A partir dela, é fundamental que, tanto no âmbito do poder público quanto da iniciativa privada, se fomentem iniciativas no sentido de potencializar a região. Há muito a ser feito para que todos possam lucrar com o Vale, fazendo dele mais uma mola propulsora de desenvolvimento.

A oportunidade que surge é ótima. No âmbito do poder público, podem ser criados muitos mecanismos de fomento do turismo. Na esfera privada, os empreendedores têm a chance de, a partir do Vale Germânico, criar negócios que potencializem ainda mais o turismo.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.