Publicidade
Opinião Opinião

Higiene e a nossa alimentação

Por Heda Seffrin
Última atualização: 23.03.2020 às 07:00

Hipócrates, médico da Antiguidade, dizia que os alimentos são o melhor remédio para a boa saúde. Uma alimentação rica em nutrientes, fortalece o sistema imunológico e aumenta as defesas do organismo contra vírus, bactérias, fungos e parasitas. Mas, para uma alimentação saudável é essencial a higienização dos alimentos. Aliás, tenho visto coisas incríveis nessa minha caminhada de mais de 30 anos em gastronomia. Sempre digo que, higiene e alimento devem fazer uma bela parceria, ainda mais em tempo de coronavírus. Observei, enquanto fazia compras no mercado, como as pessoas jogam as frutas e verduras, empurram os carrinhos como se fossem atropelar. Todos estes fatores têm sutis influências na natureza e emoções da pessoa que come o alimento. Pense nisso! Sri Sathya Sai Baba, dizia que a humanidade é uma inseparável Unidade. Contudo, vemos que o homem tem diferenças de opinião, que existem constantes conflitos entre diferentes religiões, que existem tensões entre as castas e que um país é inimigo do outro. Qual é a causa desses conflitos? Todos estes conflitos e diferenças de opinião é a comida. A comida que você come causa todas estas diferenças, assim como é a comida que você come que determina o que você é no final. Confira alguns alimentos que podem ajudar a aumentar a imunidade: Alho: possui substâncias importantes para evitar gripes, resfriados, inflamações e infecções. Cebola: anti-inflamatório natural, contém cálcio, essencial para os ossos. Gengibre: possui ação bactericida e auxilia nas afecções da garganta sendo um dos melhores fortalecedores do sistema imunológico. Beterraba: com alto teor de potássio, ajuda a fortalecer a imunidade. Frutas cítricas: ricas em vitamina C promovem resistência a infecções respiratórias e gripes. Vegetais verde-escuros: como brócolis, couve, espinafre e rúcula, potencializam o sistema imunológico, além de vitaminas A, B6 e B12. Castanhas: ricas em selênio e vitamina E, que potencializa o sistema imunológico e produzem anti-corpos no organismo. Invista neles!


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.