Publicidade
Opinião Marco Cassel

Da hipocrisia

Por Marco Cassel
Publicado em: 29.11.2020 às 14:00

Hipocrisia é quando pregamos virtudes, condutas éticas e parâmetros comportamentais, e não os observamos. Como vemos isso no mundo... Em todas as épocas pessoas agiram dessa forma; religiosos que pregam o bem e fazem o mal; empresários que falam mal dos políticos e, no entanto, são os primeiros a tentar corrompê-los; pessoas felizes nas redes sociais que não suportam a própria existência.

E a hipocrisia segue ferrenhamente seu caminho, escondendo o homem de si mesmo e afastando-o de uma existência plena e agradável. É interessante que inúmeras pessoas passam a acreditar em seus preceitos hipócritas. É a hipocrisia inconsciente, mas nem por isso inofensiva.

Nascemos e com o tempo vamos construindo nossa identidade baseados em conceitos religiosos e políticos, éticos, mercadológicos e tantos outros que aprendemos com nossos pais e professores, com a mídia e todos os mestres que se apresentam em nossas vidas.

Penso que podemos todos concordar num ponto - Existimos enquanto seres que pensam, refletem e "sabem que sabem". Talvez sejamos os únicos seres vivos que têm consciência da própria finitude e buscam a felicidade, então por que vivermos uma vida vazia e hipócrita, que não é nossa, se pela consciência de sua finitude é, para nós humanos, tão importante?

É fundamental que façamos uma revisão de todos os ensinamentos que obtivemos até hoje e nos quais acreditamos, e refletirmos acerca, para que nossa verdadeira identidade baseada em nosso ser inteligível e sensível, apareça, e não aquela que recebemos dos outros como um legado que, muitas vezes, parece um fardo a ser carregado.

Basta da hipocrisia que ofusca nossa existência e afasta-nos de nós mesmos.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.